Tempus oblitum, tempus recordatus: a trajetória profissional de Ziná Coelho Júnior (1907-1987) e sua atuação junto à canção brasileira de câmara

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14791024

Palavras-chave:

Conservatório Mineiro de Música, Ziná Coelho Júnior, Canção brasileira de câmara, Batalhão Feminino João Pessoa

Resumo

Este artigo dispõe dados sobre a trajetória profissional de Ambrosina Coelho Júnior (1907-1987), artista de múltiplos talentos, reconhecida no tempo em que atuou como Ziná Coelho Júnior. Harpista, pianista, maestrina, professora de canto orfeônico e compositora, esteve ligada ao Conservatório Mineiro de Música, atual Escola de Música da UFMG, como discente e, posteriormente, como docente. Personagem da emancipação feminista no Brasil, atuou junto ao Batalhão Feminino João Pessoa, formou- se em farmácia e, posteriormente, em direito. Seu legado como compositora apresenta cerca de 100 composições, das quais 31 canções para canto e piano. Este estudo, realizado a partir do acesso ao acervo de Ziná Coelho Júnior, tem como objetivo contribuir para a divulgação do nome dessa artista, cuja atuação em diversas áreas contribuiu para o desenvolvimento da música de concerto em Minas Gerais no séc. XX.

Biografia do Autor

  • Marcelo Corrêa Gonçalves dos Santos, Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG)

    Mestre em Piano/Performance pelo Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) da UFMG, desde 2003 é professor da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais, onde coordenou os cursos de pós-graduação Lato Sensu (2014-2017). Foi docente no Centro de Formação Artística e Tecnológica - Cefart entre 2004 e 2012. De 2017 a 2021 foi professor de piano e pianista no projeto Estação da Música em Santa Bárbara/MG. Entre 2021 e 2023 atuou como coordenador educativo da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Possui experiência na área de Artes, com ênfase em Professor de Piano, Música de Câmara, Leitura à Primeira Vista, Literatura do Instrumento e Pianista Acompanhador. É também redator de notas de programa para diversas séries de concertos em Belo Horizonte. É aluno do curso de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) da UFMG, sob orientação do Dr. Mauro Chantal.

  • Melina de Lima Peixoto, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    A soprano belo-horizontina Melina Peixoto é Pós-doutoranda (UFMG) e Doutora em Performance Musical (UFMG), Mestre em Performance Musical (UFMG) e Bacharel em Canto Lírico (UFMG), tendo se formado na classe do professor Mauro Chantal. Membro fundadora do Quarteto Vocal Puc Minas, foi professora de Canto Lírico na Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ, professora visitante de Técnica Vocal no Curso de Música Popular da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais – UEMG, onde também atuou como professora de Canto Lírico e Declamação Lírica. Lecionou aulas no Curso de Extensão da Escola de Música da UFMG, em 2009, e atualmente leciona, como professora voluntária, no curso de Graduação da Escola de Música da UFMG. Dentre suas atuações como solista, destacam-se Requiem de W. A. Mozart, sob regência do maestro Charles Roussin e, mais recentemente, sob regência de Hernán Sánchez; Die Zauberflöte (Pamina, Papagena e Dama) de W. A. Mozart e La Bohème (Musetta) de G. Puccini, sob regência de Silvio Viegas; A Menina das Nuvens (Lua) de H. Villa-Lobos, sob regência de Roberto Duarte; Fantasia Coral de L. van Beethoven, sob regência de Fábio Mechetti; La Serva Padrona de G. Pergolesi, sob regência de Márcio Miranda; Viramundo, Viraflor (Marília) de Antônio Celso Ribeiro, sob regência de Gabriel Rhein-Schirato; Carmina Burana de Carl Orff, sob regência de Hernán Sánchez e Gisele Ganade, em montagens realizadas em Minas Gerais e São Paulo; Il Barbieri di Seviglia (excerto) (Berta) de G. Rossini, sob regência de Lígia Amadio. Recentemente, foi Isolda na estreia mundial da ópera Isolda/Tristão de Clarice Assad, no Theatro Municipal de São Paulo, sob regência do Maestro Alessandro Sangiorgi, com direção cênica de Guilherme Leme Garcia.

Referências

- Livro

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- Dissertações ou Teses

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- Matéria de jornal

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MAGNANI, Sergio. [Correspondência]. Destinatário: Ambrosina Coelho Júnior. S. d.

REPUBLICANO, Assis. [Correspondência]. Destinatário: Exmos Senhores, Diretor e Membros do Conselho Departamental. Rio de Janeiro, 04 fev. 1957.

- Partitura manuscrita

COELHO JÚNIOR, Ziná. Desencanto: Belo Horizonte: 1955. Partitura manuscrita

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Publicado

30-12-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Tempus oblitum, tempus recordatus: a trajetória profissional de Ziná Coelho Júnior (1907-1987) e sua atuação junto à canção brasileira de câmara. (2024). Revista De Música Vocal Erudita Brasileira, 2(2), 1-24. https://doi.org/10.5281/zenodo.14791024

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