Uma edição de Canção de ninar de Babi de Oliveira (1908-1993) a partir de dados históricos e confronto de três cópias manuscritas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14790943

Palavras-chave:

Babi de Oliveira, Canção de ninar, Canção brasileira de câmara, Berceuse, Edição de partitura

Resumo

Este artigo discorre sobre o gênero Berceuse na canção de câmara, e enfoca o manuscrito de Canção de ninar, composta por Babi de Oliveira (1908-1993) como exemplo do cancioneiro nacional voltado para esse gênero. Por se tratar de uma canção disponibilizada apenas em cópias manuscritas presentes do Acervo de Partituras Hermelindo Castelo Branco – APHeCaB e no acervo pessoal da pesquisadora Vânia Alvim (s.d.), os autores deste texto realizaram uma edição da partitura, tendo como base a obra de FIGUEIREDO (2017). O objetivo deste estudo é contribuir para a divulgação da obra de Babi de Oliveira, assim como para com o gênero Berceuse na canção brasileira de câmara.

Biografia do Autor

  • Joice Rafaela Coutinho, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Natural de Belo Horizonte, Joice Coutinho possui graduação em viola e em canto lírico. Iniciou seus estudos pelo projeto Música nas Escolas, em que, na Orquestra Jovem Vallourec, atuou como primeira viola e monitora do naipe. Foi selecionada pelos concursos Segunda Musical e Jovem Músico BDMG em 2016 e no mesmo ano, participou da 11ª etapa da Academia Jovem Concertante, no Rio de Janeiro. Integrou o naipe de violas da Orquestra Sinfônica da UFMG. Atualmente, integra a Orquestra SESIMINAS e o Quarteto de Cordas da PUC Minas.

  • Poliana de Jesus Alves, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

    É Doutora em Música - Práticas Interpretativas - Canto, pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, da qual também possui o título de Mestre em Música - Práticas Interpretativas - Canto. Possui graduação em Música - Habilitação em Canto (bacharelado), graduação em Educação Artística - Habilitação em Música (licenciatura plena) e Especialização em Performance, todos pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. É professora na Universidade Federal de Uberlândia, no Instituto de Artes - Música, no qual ministra aulas de canto e disciplinas afins . Com experiência na área de Música, com ênfase em canto, atuando principalmente nos seguintes temas: canto individual (orientação técnica vocal), técnica vocal, canto coral, dicção, regência coral, música de câmara e ópera. Tem se apresentado com frequência em concertos e festivais de música em nível nacional e internacional, com destaque para o festival Fio Mondo, na Itália.

Referências

- Livro

FIGUEIREDO, Carlos Alberto. (2017) Música sacra e religiosa brasileira dos séculos XVIII e XIX -Teoria e práticas editoriais. 2ª edição revisada. Publicação eletrônica disponível em www.musicasacrabrasileira.com.br

MAGNANI, Sergio. Expressão e comunicação na linguagem da música . 2.ed. rev. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.

MARIZ, Vasco. A canção brasileira de câmara. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 2002.

- Dissertações ou Teses

ALVIM, Vânia Maria dos Guimarães. Babi de Oliveira: recortes da vida, da obra e catalogação de suas composições para canto e piano. Uberlândia. 2012. 212 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012.

MOREIRA, Elias Magalhães. Canções brasileiras para vozes graves masculinas: a parceria entre Babi de Oliveira e Tarquínio Lopes. Belo Horizonte, 2023. 218f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2023.

- Partitura manuscrita

OLIVEIRA, Babi de. Canção de ninar. Acervo de Partituras Hermelindo Castelo Branco. 2f. Partitura manuscrita.

OLIVEIRA, Babi de. Canção de ninar. Acervo de Partituras Hermelindo Castelo Branco. Cópia de Hermelindo Castelo Branco, 1947. 4f. Partitura manuscrita.

OLIVEIRA, Babi de. Canção de ninar. Acervo de Vânia Alvim. 2f. Partitura manuscrita.

Downloads

Publicado

30-12-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Uma edição de Canção de ninar de Babi de Oliveira (1908-1993) a partir de dados históricos e confronto de três cópias manuscritas. (2024). Revista De Música Vocal Erudita Brasileira, 2(2), 1-17. https://doi.org/10.5281/zenodo.14790943