Iara (2024) para canto e piano, sobre texto poético de Davi Lopes
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14789958Palavras-chave:
Iara, Hermes Coelho, Davi Lopes, Canção Brasileira de Câmar, Edição de partituraResumo
O presente trabalho discorre sobre a canção de câmara brasileira Iara, do compositor Hermes Coelho, maestro e professor na Universidade Federal do Amazonas. A lenda desta sereia, baseada no folclore amazonense, aqui retratada pelo jovem escritor Davi Lopes que faz abstrações sobre um pescador que se encanta pelo seu canto sedutor. O texto apresenta uma pequena descrição da peça, expondo sua forma e estrutura composicional, com o objetivo de contribuir para sua performance. Como anexo, dispomos uma editoração da partitura.
Referências
- Dissertações ou Teses
GOMES, H. C. Sinfonia dos Salmos de Igor Stravinsky: subsídios para uma interpretação. Campinas, 2007. 178f. Dissertação (Mestrado em Música). Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Campinas, 2007.
- Artigo em Periódico
KAYAMA, A. et al. PB Cantado: Normas para a Pronúncia do Português Brasileiro no Canto Erudito. OPUS. Revista eletrônica da ANPPOM, 2007, v.13, n.2. Disponível em: <http://anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/300/287> em 07/10/2024.
OLIVEIRA, P. V. A. de. Três canções de três mulheres – Sobrevivência, Retrato e Tem os que passam de Achille Picchi: apresentação da obra e sua primeira edição. Revista de Música Vocal Brasileira, v.2, n.1. p. 1 – 33, 2024.
- Partitura editorada em softwares como Finale, Sibelius e outros
COELHO, Hermes. Iara. Para canto e piano. Edição com o software Finale. 2024.
COSTA, Dirson. Aruãna – batuque amazônico. Arranjo coral. Edição com o software Encore: Jackson Colares, 2022.