Iara (2024) para canto e piano, sobre texto poético de Davi Lopes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14789958

Palavras-chave:

Iara, Hermes Coelho, Davi Lopes, Canção Brasileira de Câmar, Edição de partitura

Resumo

O presente trabalho discorre sobre a canção de câmara brasileira Iara, do compositor Hermes Coelho, maestro e professor na Universidade Federal do Amazonas. A lenda desta sereia, baseada no folclore amazonense, aqui retratada pelo jovem escritor Davi Lopes que faz abstrações sobre um pescador que se encanta pelo seu canto sedutor. O texto apresenta uma pequena descrição da peça, expondo sua forma e estrutura composicional, com o objetivo de contribuir para sua performance. Como anexo, dispomos uma editoração da partitura.

Biografia do Autor

  • Hermes Coelho, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

    Doutor em Música pelo Instituto de Artes da Unicamp (2012) tema da tese "O regente orquestral contemporâneo por uma visão contextualizada"; Mestre em Música pelo Instituto de Artes da UNICAMP (2006) tema da dissertação "Sinfonia dos Salmos de Igor Stravinsky: subsídios para uma interpretação", Graduado em Composição e Regência pelo Centro Universitário FMU-FIAM-FAAM - (Faculdade de Artes Alcântara Machado), em São Paulo (1998), e clarinetista formado pelo Conservatório Musical Heitor Villa-Lobos(1988), em São Paulo. Professor Adjunto e Coordenador do Curso de Licenciatura em Música da Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas FAARTES.

Referências

- Dissertações ou Teses

GOMES, H. C. Sinfonia dos Salmos de Igor Stravinsky: subsídios para uma interpretação. Campinas, 2007. 178f. Dissertação (Mestrado em Música). Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Campinas, 2007.

- Artigo em Periódico

KAYAMA, A. et al. PB Cantado: Normas para a Pronúncia do Português Brasileiro no Canto Erudito. OPUS. Revista eletrônica da ANPPOM, 2007, v.13, n.2. Disponível em: <http://anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/300/287> em 07/10/2024.

OLIVEIRA, P. V. A. de. Três canções de três mulheres – Sobrevivência, Retrato e Tem os que passam de Achille Picchi: apresentação da obra e sua primeira edição. Revista de Música Vocal Brasileira, v.2, n.1. p. 1 – 33, 2024.

- Partitura editorada em softwares como Finale, Sibelius e outros

COELHO, Hermes. Iara. Para canto e piano. Edição com o software Finale. 2024.

COSTA, Dirson. Aruãna – batuque amazônico. Arranjo coral. Edição com o software Encore: Jackson Colares, 2022.

Downloads

Publicado

30-12-2024

Edição

Seção

Partituras

Como Citar

Iara (2024) para canto e piano, sobre texto poético de Davi Lopes. (2024). Revista De Música Vocal Erudita Brasileira, 2(2), 1-12. https://doi.org/10.5281/zenodo.14789958

Artigos Semelhantes

1-10 de 31

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.