TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA ONTOLOGIA DO SER SOCIAL |Teaching work in Professional and Technologica l Education: an analysis from the perspective of the social being's ontology

  • Wanderson Pereira Araújo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
Palavras-chave: Work, Karl Marx, Teaching work, Trabalho, Karl Marx, Trabalho docente

Resumo

The thesis aims at analyzing the teaching work in the Professional and Technological Education of the workers. This study deals with the relationship between capital, labor and teaching activity in contemporary ruling capitalism. In this sense, we orient ourselves based on some references of Karl Marx, such as: Economic-philosophical Manuscripts, of 1844, The German ideology, of Marx and Engels, The Capital, book I, Theories of surplus value and "Chapter VI - unpublished", by The Capital. Lukacs and Mézáros are also used as a Marxist referential. 

__

A tese tem como objetivo a análise do trabalho docente na Educação Profissional e Tecnológica dos trabalhadores. Este estudo trata da relação existente entre capital, trabalho e a atividade docente no capitalismo contemporâneo atual. Nesse sentido, orientamos-nos com base em algumas referências de Karl Marx, tais como: Manuscritos econômico-filosóficos, de 1844, A ideologia alemã, de Marx e Engels, O Capital, Livro I, As teorias da mais-valia e “capítulo VI – inédito”, de O Capital. Utiliza-se também como referencial marxista, dentre outros, Lukács e Mézáros, com destaque para as análises que esses autores explicitam com base no legado deixado por Karl Marx. 

Biografia do Autor

Wanderson Pereira Araújo, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Doutor em Educação pela FaE/UFMG, Mestre em Educação pela FE/UnB, Graduação em Pedagogia pelo INCISOH/CEIVA. Professor da carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFNMG/Campus Januária

Publicado
2019-03-08
Como Citar
ARAÚJO, W. TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA ONTOLOGIA DO SER SOCIAL |Teaching work in Professional and Technologica l Education: an analysis from the perspective of the social being’s ontology. Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537, v. 28, n. 1, p. 275-277, 8 mar. 2019.