TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA ONTOLOGIA DO SER SOCIAL

Autores

  • Wanderson Pereira Araújo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Palavras-chave:

Trabalho, Karl Marx, Trabalho docente

Resumo

A tese tem como objetivo a análise do trabalho docente na Educação Profissional e Tecnológica dos trabalhadores. Este estudo trata da relação existente entre capital, trabalho e a atividade docente no capitalismo contemporâneo atual. Nesse sentido, orientamos-nos com base em algumas referências de Karl Marx, tais como: Manuscritos econômico-filosóficos, de 1844, A ideologia alemã, de Marx e Engels, O Capital, Livro I, As teorias da mais-valia e “capítulo VI – inédito”, de O Capital. Utiliza-se também como referencial marxista, dentre outros, Lukács e Mézáros, com destaque para as análises que esses autores explicitam com base no legado deixado por Karl Marx. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wanderson Pereira Araújo, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Doutor em Educação pela FaE/UFMG, Mestre em Educação pela FE/UnB, Graduação em Pedagogia pelo INCISOH/CEIVA. Professor da carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFNMG/Campus Januária

Downloads

Publicado

2019-03-08

Como Citar

ARAÚJO, W. P. TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA : UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA ONTOLOGIA DO SER SOCIAL. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 28, n. 1, p. 275–277, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/12120. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.