TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA ONTOLOGIA DO SER SOCIAL

Autores

  • Wanderson Pereira Araújo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Palavras-chave:

Trabalho, Karl Marx, Trabalho docente

Resumo

A tese tem como objetivo a análise do trabalho docente na Educação Profissional e Tecnológica dos trabalhadores. Este estudo trata da relação existente entre capital, trabalho e a atividade docente no capitalismo contemporâneo atual. Nesse sentido, orientamos-nos com base em algumas referências de Karl Marx, tais como: Manuscritos econômico-filosóficos, de 1844, A ideologia alemã, de Marx e Engels, O Capital, Livro I, As teorias da mais-valia e “capítulo VI – inédito”, de O Capital. Utiliza-se também como referencial marxista, dentre outros, Lukács e Mézáros, com destaque para as análises que esses autores explicitam com base no legado deixado por Karl Marx. 

Biografia do Autor

  • Wanderson Pereira Araújo, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

    Doutor em Educação pela FaE/UFMG, Mestre em Educação pela FE/UnB, Graduação em Pedagogia pelo INCISOH/CEIVA. Professor da carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFNMG/Campus Januária

Downloads

Publicado

2019-03-08

Como Citar

TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA : UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA ONTOLOGIA DO SER SOCIAL. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 28, n. 1, p. 275–277, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/12120. Acesso em: 26 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 416

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.