O EFEITO GESTOR ESCOLAR: A RELAÇÃO ENTRE A ATUAÇÃO E A FORMAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR E OS RESULTADOS EDUCACIONAIS EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE / The school manager effect: the relation between the performance and th

  • Sérgio Rafacho Centro Universitário Newton Paiva
Palavras-chave: Gestão escolar, Gestor escolar, Escola democrática e participativa, Educação e Trabalho, Ideb/Saeb, Resultados educacionais, School management, School manager, Democratic and participatory school, Education and Work, Educational outcomes

Resumo

Esta tese apresenta uma discussão sobre a efetividade da gestão escolar em escolas públicas do estado de Minas Gerais, com foco no trabalho do gestor escolar, no que se refere ao alcance de seus objetivos formativos e de aprendizagem. Propôs investigar, no contexto da escola democrática e participativa, a associação entre a evolução dos resultados educacionais indicados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e a atuação do gestor, considerando o modelo de gestão adotado pelo mesmo, sua formação, suas habilidades e competências para aplicar técnicas de gestão e para liderar seus colaboradores, no sentido de promover a aprendizagem e contribuição para a formação dos estudantes para a sociedade, considerando o contexto que permeia a comunidade na qual a escola está inserida...

Abstract

This thesis presents a discussion about the effectiveness of school management in public schools in the state of Minas Gerais, focusing on the work of the school manager, regarding the achievement of their learning and learning objectives. It proposed to investigate, in the context of the democratic and participatory school, the association between the evolution of educational results indicated by the Index of Basic Education Development (Ideb), created by the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) and the performance of the manager , considering the management model adopted by it, its training, its abilities and competences to apply management techniques and to lead its collaborators, in order to promote the learning and contribution to the formation of the students for the society, considering the context that permeates the community in which the school is inserted.

Publicado
2019-09-02
Como Citar
RAFACHO, S. O EFEITO GESTOR ESCOLAR: A RELAÇÃO ENTRE A ATUAÇÃO E A FORMAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR E OS RESULTADOS EDUCACIONAIS EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE / The school manager effect: the relation between the performance and th. Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537 / e-ISSN 2238-037X, v. 28, n. 2, p. 261-262, 2 set. 2019.
Seção
RESUMOS