TRANSMISSION CULTURELLE, FORMATION PROFESSIONNELLE ET ÉDUCATION DES ADULTES: POUR UNE ÉPISTÉMOLOGIE DE L’ACTION / Transmissão cultural, formação profissional e educação de adultos: para uma epistemologia da ação / Cultural transmission, vocational trainin

  • Annie Goudeaux Universidade de Genebra
  • Germain Poizat Universidade de Genebra
  • Marc Durand Universidade de Genebra

Resumo

Os fenômenos transmissivos podem ser considerados como unidades fundamentais de atividade, constitutivas e constituintes da sociabilidade e da humanidade. De tal maneira que toda antropologia é uma antropologia da transmissão, e que a educação enquanto prática social é o principal representante destas unidades antropológicas de atividade humana. Argumentamos, neste texto, a favor de uma abordagem praxeológica da transmissão cultural que daria prioridade ao fato de tratar de ações ou de atividades, e que ela é uma atividade em si. Especificamos três aspectos que caracterizam esta abordagem: a) aquilo que é transmitido, que conceituamos como constituintes cognitivo-práxicos tipificados de uma cultura local, b) os processos miméticos envolvidos na transmissão, e c) as transformações da atividade que ocorrem para os herdeiros, conceituadas em termos de apropriação e de individuação.

Abstract

Transmission could be considered as core element of human activity, constitutive and constituent aspects of sociality and human being. In such way that any anthropology is anthropology of cultural transmission and that education, as social practice, is one of the most prominent representatives of these anthropological dimensions of human activity. We argue for a praxeological approach of cultural transmission that gives primacy the fact that it concerns actions or activities, and that it is itself an activity. We detail three aspects characterizing this approach: a) what is transmitted, which we conceptualize as typicalized cognitivo-praxic constituents of a local culture, b) the mimetic processes involved in the transmission, and c) the transformations of successors’ activity conceptualized in terms of appropriation and individuation.

Publicado
2019-08-29
Como Citar
GOUDEAUX, A.; POIZAT, G.; DURAND, M. TRANSMISSION CULTURELLE, FORMATION PROFESSIONNELLE ET ÉDUCATION DES ADULTES: POUR UNE ÉPISTÉMOLOGIE DE L’ACTION / Transmissão cultural, formação profissional e educação de adultos: para uma epistemologia da ação / Cultural transmission, vocational trainin. Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537 / e-ISSN 2238-037X, v. 28, n. 2, p. 15-50, 29 ago. 2019.
Seção
ARTIGOS