CONFIGURAÇÕES DA DOCÊNCIA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO BRASIL E NA ARGENTINA

Autores

  • Maria José Batista Flores Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) https://orcid.org/0000-0002-5268-645X
  • Ângela Imaculada Loureiro de Freitas Dalben Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.17648/2238-037X-trabedu-v28n3-15819

Palavras-chave:

Docência universitária, Profissionalidade, América Latina

Resumo

Este artigo apresenta como objeto de estudo uma análise comparada da docência em uma universidade pública no Brasil e na Argentina a partir de dados da faixa etária e das condições de trabalho dos professores. Discute-se as configurações assumidas pela docência nestas universidades baseando-se na compreensão da educação superior como bem público e a profissionalidade docente estabelecida nesse processo. Considerando as transformações recentes no âmbito das universidades públicas da Argentina (as universidades nacionais) e do Brasil (as universidades federais), e reconhecendo as especificidades da constituição delas nos diferentes países, selecionou-se duas universidades com proximidades em termos de capacidade de atendimento e projeção no cenário acadêmico. Nesse contexto, realizou-se a pesquisa com 373 professores argentinos e 104 professores brasileiros, por meio de questionário e entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam uma disparidade de condições entre os docentes das duas universidades que podem ser compreendidos mediante uma leitura sócio-histórica do arranjo da educação superior nos respectivos países e suas influências sobre a universidade e, consequentemente, sobre a profissionalidade docente.

 

Biografia do Autor

  • Maria José Batista Flores, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Faculdade de Educação da UFMG.

  • Ângela Imaculada Loureiro de Freitas Dalben, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Professora Associada aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

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Publicado

2019-12-11

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

CONFIGURAÇÕES DA DOCÊNCIA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO BRASIL E NA ARGENTINA . Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 28, n. 3, p. 69–85, 2019. DOI: 10.17648/2238-037X-trabedu-v28n3-15819. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/15819. Acesso em: 22 dez. 2024.