CONCEPÇÕES DOCENTES SOBRE ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2020.19981

Palavras-chave:

Ensino médio integrado, Currículo integrado, Docentes

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar como os docentes do Instituto Federal de Alagoas concebem a questão do ensino médio integrado e da constituição do currículo que atenda a essa demanda. Teve como objetivos compreender as percepções docentes sobre o ensino médio integrado e o currículo integrado, identificando as estratégias utilizadas pelos docentes para promover o currículo integrado e analisando suas dificuldades para estabelecê-lo. Foi realizado com 23 docentes do Instituto Federal de Alagoas e utilizou como instrumentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e a documental, bem como o questionário. Os resultados apontaram que os docentes compreendem em parte de que se trata o ensino médio integrado e 78,3% utilizam estratégias que julgam promovê-lo, embora 82,6% nunca tenham recebido formação para trabalhar com o currículo integrado. Além disso, a maior parte consegue estabelecer parcerias com outros professores, mesmo que não haja planejamento conjunto entre eles. Isso demonstra a necessidade da utilização de estratégias, como formações e oficinas, para que os docentes tenham maior compreensão do que é o currículo integrado e de maneiras para promovê-lo. Aponta também para a importância da promoção de momentos de integração, parcerias e planejamento entre os docentes.

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Biografia do Autor

Géssika Cecília Carvalho, Instituto Federal de Alagoas (IFAL)

Doutora em Sociologia pela UFPB, Mestre em Sociologia pela UFPE, Graduada em Ciências Sociais pela UFPE. Professora do Instituto Federal de Alagoas

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Publicado

2020-09-04

Como Citar

CARVALHO, G. C. . CONCEPÇÕES DOCENTES SOBRE ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS. Trabalho & Educação, [S. l.], v. 29, n. 2, p. 169–182, 2020. DOI: 10.35699/2238-037X.2020.19981. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/19981. Acesso em: 28 nov. 2020.

Edição

Seção

ARTIGOS