ESTADO DA ARTE DAS PESQUISAS DESENVOLVIDAS NO ÂMBITO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA E TECNOLÓGICA NAS TEMÁTICAS ENSINO MÉDIO INTEGRADO, INTERDISCIPLINARIDADE E PROEJA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2020.20078

Palavras-chave:

Educação profissional, Ensino médio integrado, Interdisciplinaridade

Resumo

O presente artigo tem como foco investigar as pesquisas desenvolvidas pelos primeiros egressos do Mestrado Profissional em Educação Profissional, Técnica e Tecnológica (ProfEPT), enfocando as temáticas: ensino médio integrado, interdisciplinaridade e PROEJA. O referido curso vem sendo ofertado pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) desde o ano de 2017, e conta com turmas em 36 Instituições Associadas (IAs), ficando a coordenação nacional a cargo do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).  A metodologia adotada foi de caráter qualitativo e constou de revisão de literatura e mapeamento das dissertações e respectivos produtos, os quais estão disponibilizados, via web, no Catálogo de dissertações e teses e no Repositório de Objetos Educacionais, ambos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).  O referencial teórico que subsidiou as análises se pautou em autores/as, tais como, Santomé (1998), Frigotto (2008), Ramos (2008, 2010 e 2017), Pombo (2008), Fazenda (2008), Moll (2010), Moura (2012), entre outros/as. Os dados produzidos demonstraram que as pesquisas sobre as temáticas enfocadas ainda são incipientes no âmbito do Mestrado ProfEPT. Ao mesmo tempo, o estudo aponta para a relevância e a potencialidade das dissertações analisadas, cujos produtos educacionais visam à escuta, ao protagonismo e à visibilidade de jovens e adultos no contexto da educação profissional. Além disso, fornecem pistas e inspirações para o desenvolvimento de outras ações visando à promoção da formação onmilateral.

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Biografia do Autor

Flavio Augusto Pagarine Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Mestrando no Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional, Técnica e Tecnológica ofertado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre -IFRS/POA. Bacharel em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro do Núcleo de Memória do IFRS- Campus Canoas - RS.

Liliane Madruga Prestes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Doutora em Educação. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional, Técnica e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre -IFRS/POA.Coordenadora do Grupo de Pesquisa Caleidoscópio: interseccionando estudos sobre educação, gênero, raça/etnia, classe, geração e mundo do trabalho, o qual integra pesquisadores/as do IFRS e instituições parceiras.

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Publicado

2020-09-04

Como Citar

SILVA, F. A. P.; PRESTES, L. M. ESTADO DA ARTE DAS PESQUISAS DESENVOLVIDAS NO ÂMBITO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA E TECNOLÓGICA NAS TEMÁTICAS ENSINO MÉDIO INTEGRADO, INTERDISCIPLINARIDADE E PROEJA . Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 29, n. 2, p. 183–196, 2020. DOI: 10.35699/2238-037X.2020.20078. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/20078. Acesso em: 4 out. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS