EMBATES E PERSPECTIVAS DO TRABALHO PEDAGÓGICO COM DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DOCENTES / Conflict and perspectives of pedagogical work with development of teaching practices

  • Dalvane Althaus UTFPR e Unicamp
Palavras-chave: Trabalho pedagógico, Docência, Clínica da Atividade, Pedagogical work, Teaching, Clinic of Activity

Resumo

Este artigo traz alguns resultados de uma tese, que parte da experiência de uma pedagoga no Ensino Superior envolvendo a Clínica da Atividade (CA). A CA é uma abordagem teórica-metodológica que visa provocar transformações em situações de trabalho, tendo o professor como protagonista de sua prática e o pedagogo como organizador do processo. Contudo, para atuar em CA é preciso passar por uma formação adequada, que será discutida neste trabalho. Além disso, neste texto, o leitor encontrará uma amostra de intervenção com CA e breves análises dos resultados para o professor e para o interveniente. Considera-se que é uma prática respeitosa para com o profissional docente, e transformadora da prática do profissional da pedagogia.

Abstract

This text brings some results of a thesis, which starts from the experience of a pedagogue in Higher Education involving the Clinic of Activity (CA). The CA is a theoretical-methodological approach that aims to bring about changes in work situations, with the teacher as the protagonist of their practice and the pedagogue as the organizer of the process. However, to act in AC it is necessary to go through a proper training, which will be discussed in this work. In addition, in this text, the reader will find a sample of intervention with AC and brief analysis of the results for the teacher and the intervener. It is considered to be a respectable practice for the professional teacher, and transforming the practice of the pedagogical professional

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dalvane Althaus, UTFPR e Unicamp

Pedagoga pela Unicentro. Mestre em Desenvolvimento Regional pela UTFPR. Doutoranta em Educação pela Unicamp. Atua na UTFPR-PB.

Publicado
2020-05-19
Como Citar
ALTHAUS, D. EMBATES E PERSPECTIVAS DO TRABALHO PEDAGÓGICO COM DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DOCENTES / Conflict and perspectives of pedagogical work with development of teaching practices. Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537 / e-ISSN 2238-037X, v. 29, n. 1, p. 75-93, 19 maio 2020.
Seção
ARTIGOS