O DISCURSO DOCENTE SOBRE AS NORMAS DE TRABALHO E O PROCESSO DE RENORMALIZAÇÃO NO IFRN

UMA ANÁLISE DISCURSIVA

Autores

  • Geraldo Generoso Ferreira Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2020.24063

Palavras-chave:

Discurso, Trabalho docente, Normas antecedentes, Renormalização

Resumo

As normas de trabalho antecedentes referem-se a qualquer orientação dada ao trabalhador para a realização de sua atividade. Segundo a ergologia, tais normas são passíveis de interpretações e ressingularizações por parte do trabalhador que, ao realizar uma tarefa, leva em consideração não apenas o que está prescrito, mas, sobretudo, as condições concretas do espaço laboral no momento da realização da atividade. Dessa forma o trabalhador não apenas executa, mas também gerencia as normas de trabalho, segundo seus valores, suas crenças pessoais   e   demais constituintes materiais ou imateriais, de ordem física e psicológica, que envolvem tanto o espaço laboral quanto seus agentes. Nesse sentido, o trabalho realizado nunca será igual ao trabalho prescrito, uma vez que a renormalização é parte de qualquer atividade...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geraldo Generoso Ferreira, Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)

Doutor em Letras pela UFPE, Mestre em Linguística Aplicada pela UNITAU, Licenciado em Letras pela UFV. Técnico em Assuntos Educacionais no IFRN - Campus São Paulo do Potengi.

Downloads

Publicado

2021-01-07

Como Citar

FERREIRA, G. G. O DISCURSO DOCENTE SOBRE AS NORMAS DE TRABALHO E O PROCESSO DE RENORMALIZAÇÃO NO IFRN: UMA ANÁLISE DISCURSIVA. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 29, n. 3, p. 213–215, 2021. DOI: 10.35699/2238-037X.2020.24063. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/24063. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

RESUMOS

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.