100 PALAVRAS PARA ENTENDER A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
A CONSTRUÇÃO DE UM GLOSSÁRIO PARA A EPT
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-037X.2020.25360Palavras-chave:
Teoria Comunicativa da Terminiologia, Educação Profissional e Tecnológica, GlossárioResumo
Este artigo resulta de pesquisa terminológica que gerou um glossário sobre Educação Profissional e Tecnológica (EPT) com o intuito de contribuir para uma educação compromissada com a formação de trabalhadores críticos e emancipados. Sabe-se que conceitos da educação profissional constam em leis, diretrizes, pareceres, bem como na literatura que interpela a educação profissional. Muitas palavras utilizadas no contexto da EPT, oriundas de teorias e pesquisas, são desconhecidas ou ressignificadas e podem acabar ignoradas ou mal-empregadas por parte de profissionais envolvidos nas práticas da educação profissional. Esta pesquisa, após a reunião, seleção e elucidação de conceitos relevantes, disponibilizou um glossário da EPT, em plataforma virtual, que permite um percurso de leitura orientado, certificando os concluintes desse itinerário de leitura sobre seu conhecimento das expressões e conceitos relacionados à educação profissional. O artigo descreve o percurso de construção do glossário e analisa sua aplicação piloto com um grupo de docentes da EPT.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Gladis Maria de Barcelos. A Teoria Comunicativa da Terminologia e a sua prática. Alfa, São Paulo, v. 50, n. 02, p. 85-101, 2006.
ALMEIDA, Júlia Maria Costa de. Linguagem, linguagens. (Con) Textos linguísticos, Vitória, v. 02, n. 02, p. 100-108, 2008.
ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima. Formação de docentes para a educação profissional e tecnológica: por uma pedagogia integradora da educação profissional. Trabalho & Educação, v. 17, n. 2, p. 53-63, maio/ago, 2008.
BAUMAN, Zigmunt. Vidas desperdiçadas. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. São Paulo: Brasiliense, 2006.
CABRÉ, Maria Teresa La Teoría Comunicativa de la Terminología, una aproximación linguística a los términos. Revue français de linguistique appliquée, 2009, n. 2, v. 14, p. 9-15, 2009.
CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Documento de Área: Ensino, 2016. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/DOCUMENTO_AREA_ENSINO_24_MAIO.pdf/view. Acesso em: 02 nov. 2020.
CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: CIAVATTA, Maria.; FRIGOTTO, Gaudêncio; RAMOS, Marise (Orgs.). Ensino médio integrado: concepções e contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
FIORIN, José Luiz. A teoria geral dos signos. In: FIORIN, José Luiz (Org.). Introdução à linguística: I. Objetos teóricos.São Paulo: Contexto, 2005.
FIORIN, José Luiz. Linguagem e ideologia. 8. ed. São Paulo: Ática, 2004.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GADOTTI, Moacir. Concepção Dialética da Educação: um estudo introdutório. São Paulo: Cortez, 2006.
KAPLÚN, Gabriel. Materiais educativos: experiência de aprendizado. Comunicação & Educação, São Paulo, n. 27, p. 46-60, mai/ago, 2003.
KRIEGER, Maria da Graça; FINATTO, Maria José Bocorny. Introdução à terminologia: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2004.
LEITE, Priscila. de Souza Chistie. Produtos Educacionais em Mestrados Profissionais na Área de Ensino: uma proposta de avaliação coletiva de materiais educativos. In: VII Congresso Iberoamericano em Investigação Qualitativa (CIAIQ), 2017, Salamanca. Atas CIAIQ, Investigação Qualitativa em Educação, v. 01, 2018, p. 330-339.
LOMBARDI, José Claudinei. Educação, ensino e formação profissional em Marx e Engels. In: LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Demerval. Marxismo e Educação – debates contemporâneos. Campinas: Autores Associados, 2005.
MARCONDES, Danilo. As armadilhas da linguagem: significado e ação para além do discurso. Rio de Janeiro: Zahar, 2017.
MARTINS, Evandro Silva. A Etimologia de alguns vocábulos referentes à Educação. Olhares & Trilhas Uberlândia, Ano VI, n. 6, p. 31-36, 2005.
MEDEIROS, Vanise. Cartografias das línguas: glossários para livros de literatura. Alfa: Revista de Linguística, v. 60, 2016.
PACHECO, Eliezer Moreira. Os Institutos Federais: uma revolução na Educação Profissional e Tecnológica. Natal: IFRN, 2010.
PEREIRA, André Fernandes Rodrigues. Formação humana, integral e cidadã: um glossário temático para a educação profissional. Dissertação de Mestrado-ProfEPT/IFB – Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2020.
RAMOS, Marise. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: CIAVATTA, Maria.; FRIGOTTO, Gaudêncio; RAMOS, Marise. (Orgs.). Ensino médio integrado: concepções e contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
RAMOS, Marise. A política de educação profissional no Brasil contemporâneo: avanços, recuos e contradições frente a projetos de desenvolvimento em disputa. In: Mapa da educação profissional e tecnológica: experiências internacionais e dinâmicas regionais brasileiras. Brasília: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2015.
ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: Como Ensinar. Porto Alegre: Penso, 2014.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Trabalho & Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.