DESDOBRAMENTOS ENTRE O PROPOSTO E O REALIZADO NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO PROFEPT/IF GOIANO
OBJETO, CONCEITOS E MÉTODOS
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-037X.2024.41055Palavras-chave:
Produção Científica, Procedimentos de Pesquisa, ProfEPT/IF GoianoResumo
O que se propôs foi investigar, ainda que de forma exploratória, lacunas e aproximar das possíveis respostas à pergunta que direciona o desenvolvimento deste texto, que se refere a quais são os procedimentos de pesquisa que nortearam as dissertações dos egressos do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (ProfEPT/IF Goiano) e os indicativos quanto aos possíveis desdobramentos dos percursos metodológicos em termos de produção científica, abordagem e impactos dos produtos educacionais quanto à inserção social, no contexto de suas regiões de abrangência e de uma educação profissional e tecnológica emancipatória. Para tal, foram selecionadas dez, das 32 dissertações e respectivos produtos educacionais, desenvolvidos pelos discentes, egressos do programa, das turmas de 2017 e 2018, das linhas de Práticas Educativas na Educação Profissional e Tecnológica e Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos. Na análise dos dados, foram observados o objeto pesquisado, os conceitos selecionados e os procedimentos metodológicos dos textos dissertativos. Tal inserção na produção científica do ProfEPT, instituição associada do Instituto Federal Goiano, para além da pergunta que propomos responder, também possibilitará a percepção do ‘lugar’ em que o mestrado está inserido, no contexto científico, social e educacional, no Estado de Goiás ou em todo o território nacional.
Downloads
Referências
ALVES, R. O que é Cientifico? Psychiatry On-Line Brazil, v.4, n.1, 1999. Disponível em: http://www.polbr.med.br/ano99/cientif1.php. Acesso em: 20 ago. 2021.
BORGES, P. A. P. A avaliação da aprendizagem no Instituto Federal de Goiás - Campus Itumbiara: vivências e desafios no ensino médio integrado. Dissertação. ProfETP: Instituto Federal Goiano, Goiânia, 2020. Disponível em: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1454. Acesso em: 20 ago. 2021.
CALVINO, I. Palomar. São Paulo: Cia das Letras, 1994.
CANÊDO, J. L. O. Política de comunicação na educação profissional e tecnológica: proposta para um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Dissertação. ProfETP: Instituto Federal Goiano, Goiânia, 2019. Disponível em: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/673. Acesso em: 20 ago. 2021.
GUERRA, G. F. Metodologia Científica no Ensino Médio Integrado: um estudo de caso no Instituto Federal Goiano - Campus Ceres. Dissertação. ProfETP: Instituto Federal Goiano, Goiânia, 2019. Disponível em: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/846. Acesso em: 20 ago. 2021.
LIMA, C. C. G. M. Ensino híbrido na EPT: do conflito à mediação pedagógico-didática. Dissertação. ProfETP: Instituto Federal Goiano, Goiânia, 2020. Disponível em: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/843. Acesso em: 20 ago. 2021.
MATOS, J. D. V. Catálogo mineral: objeto de aprendizagem para apoiar o ensino de mineralogia. Dissertação. ProfETP: Instituto Federal Goiano, Goiânia, 2019. Disponível em: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1310. Acesso em: 20 ago. 2021.
MENDES, M. A participação das mulheres na gestão do Instituto Federal Goiano Campus Urutaí: uma perspectiva histórica (1953-2019). Dissertação. ProfETP: Instituto Federal Goiano, Goiânia, 2020. Disponível em: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1517. Acesso em: 20 ago. 2021.
MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM REDE NACIONAL. Anexo ao Regulamento, 2018. Disponível em: https://profept.ifes.edu.br/images/stories/ProfEPT/Turma_2018/Regulamento/Anexo-ao-Regulamento-2019.pdf. Acesso em: 12 ago. 2021.
MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM REDE NACIONAL. Regulamento Geral do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional, 2018. Disponível em: https://profept.ifes.edu.br/regulamentoprofept/16413-regulamento13julho. Acesso em: 12 ago. 2021.
PARENTE, R. C. M. Evasão escolar: uma realidade no curso de educação de jovens e adultos integrada à educação profissional do IFTO - Campus Palmas. Dissertação. ProfETP: Instituto Federal Goiano, Goiânia, 2019. Disponível em: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/bitstream/prefix/848/1/Dissertacao_Rayce%20Cristina%20Monteiro%20Parente.pdf. Acesso em: 20 ago. 2021.
ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo "estado da arte" em educação. Diálogo Educacional, Curitiba, vol. 6, n. 19, p. 37-50, set/dez. 2006. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1891/189116275004.pdf. Acesso em: 12 ago. 2021.
SCHNEIDER, G. C. S. Desenvolvimento e avaliação do aplicativo ESATE: escala de autoeficácia de estudo com orientação de aprendizagem e sua relação com o desempenho escolar. Dissertação. ProfETP: Instituto Federal Goiano, Goiânia, 2020. Disponível em: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1420. Acesso em: 20 ago. 2021.
SILVA, R. A. Rotação por Estações como proposta de práticas educativas para a formação integral na educação de jovens e adultos. Dissertação. ProfETP: Instituto Federal Goiano, Goiânia, 2020. Disponível em: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1713. Acesso em: 20 ago. 2021.
SOUZA, C. M. A eficiência da monitoria nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IF Goiano - Campus Ceres: o processo de ensino-aprendizagem, permanência e êxito escolar. Dissertação. ProfETP: Instituto Federal Goiano, Goiânia, 2019. Disponível em: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/581. Acesso em: 20 ago. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Trabalho & Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.