DESDOBRAMENTOS ENTRE O PROPOSTO E O REALIZADO NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO PROFEPT/IF GOIANO

OBJETO, CONCEITOS E MÉTODOS

Autores

  • Léia Adriana da Silva Santiago Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Goiano
  • Paulo de Sá Filho Universidade de Brasília (UnB)
  • Marco Antônio de Carvalho Instituto Federal Goiano

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2024.41055

Palavras-chave:

Produção Científica, Procedimentos de Pesquisa, ProfEPT/IF Goiano

Resumo

O que se propôs foi investigar, ainda que de forma exploratória, lacunas e aproximar das possíveis respostas à pergunta que direciona o desenvolvimento deste texto, que se refere a quais são os procedimentos de pesquisa que nortearam as dissertações dos egressos do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (ProfEPT/IF Goiano) e os indicativos quanto aos possíveis desdobramentos dos percursos metodológicos em termos de produção científica, abordagem e impactos dos produtos educacionais quanto à inserção social, no contexto de suas regiões de abrangência e de uma educação profissional e tecnológica emancipatória. Para tal, foram selecionadas dez, das 32 dissertações e respectivos produtos educacionais, desenvolvidos pelos discentes, egressos do programa, das turmas de 2017 e 2018, das linhas de Práticas Educativas na Educação Profissional e Tecnológica e Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos. Na análise dos dados, foram observados o objeto pesquisado, os conceitos selecionados e os procedimentos metodológicos dos textos dissertativos. Tal inserção na produção científica do ProfEPT, instituição associada do Instituto Federal Goiano, para além da pergunta que propomos responder, também possibilitará a percepção do ‘lugar’ em que o mestrado está inserido, no contexto científico, social e educacional, no Estado de Goiás ou em todo o território nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Léia Adriana da Silva Santiago, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Goiano

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná, Graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Profissão, atualmente professora no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Goiano, desde 2011, na área de História e no ensino, pelo Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. 

Paulo de Sá Filho, Universidade de Brasília (UnB)

Doutorando em Educação pela Universidade de Brasília, Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pela Instituto Federal Goiano, Graduação em Administração pela Universidade Norte do Paraná e Pedagogia Faculdade Alfa América. Atualmente é Gestor da Educação a Distância do SESI SENAI Goiás.

Marco Antônio de Carvalho, Instituto Federal Goiano

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Mestre em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras, Graduação em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras. Professor Titular do Instituto Federal Goiano.

Referências

ALVES, R. O que é Cientifico? Psychiatry On-Line Brazil, v.4, n.1, 1999. Disponível em: http://www.polbr.med.br/ano99/cientif1.php. Acesso em: 20 ago. 2021.

BORGES, P. A. P. A avaliação da aprendizagem no Instituto Federal de Goiás - Campus Itumbiara: vivências e desafios no ensino médio integrado. Dissertação. ProfETP: Instituto Federal Goiano, Goiânia, 2020. Disponível em: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1454. Acesso em: 20 ago. 2021.

CALVINO, I. Palomar. São Paulo: Cia das Letras, 1994.

CANÊDO, J. L. O. Política de comunicação na educação profissional e tecnológica: proposta para um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Dissertação. ProfETP: Instituto Federal Goiano, Goiânia, 2019. Disponível em: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/673. Acesso em: 20 ago. 2021.

GUERRA, G. F. Metodologia Científica no Ensino Médio Integrado: um estudo de caso no Instituto Federal Goiano - Campus Ceres. Dissertação. ProfETP: Instituto Federal Goiano, Goiânia, 2019. Disponível em: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/846. Acesso em: 20 ago. 2021.

LIMA, C. C. G. M. Ensino híbrido na EPT: do conflito à mediação pedagógico-didática. Dissertação. ProfETP: Instituto Federal Goiano, Goiânia, 2020. Disponível em: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/843. Acesso em: 20 ago. 2021.

MATOS, J. D. V. Catálogo mineral: objeto de aprendizagem para apoiar o ensino de mineralogia. Dissertação. ProfETP: Instituto Federal Goiano, Goiânia, 2019. Disponível em: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1310. Acesso em: 20 ago. 2021.

MENDES, M. A participação das mulheres na gestão do Instituto Federal Goiano Campus Urutaí: uma perspectiva histórica (1953-2019). Dissertação. ProfETP: Instituto Federal Goiano, Goiânia, 2020. Disponível em: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1517. Acesso em: 20 ago. 2021.

MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM REDE NACIONAL. Anexo ao Regulamento, 2018. Disponível em: https://profept.ifes.edu.br/images/stories/ProfEPT/Turma_2018/Regulamento/Anexo-ao-Regulamento-2019.pdf. Acesso em: 12 ago. 2021.

MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM REDE NACIONAL. Regulamento Geral do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional, 2018. Disponível em: https://profept.ifes.edu.br/regulamentoprofept/16413-regulamento13julho. Acesso em: 12 ago. 2021.

PARENTE, R. C. M. Evasão escolar: uma realidade no curso de educação de jovens e adultos integrada à educação profissional do IFTO - Campus Palmas. Dissertação. ProfETP: Instituto Federal Goiano, Goiânia, 2019. Disponível em: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/bitstream/prefix/848/1/Dissertacao_Rayce%20Cristina%20Monteiro%20Parente.pdf. Acesso em: 20 ago. 2021.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo "estado da arte" em educação. Diálogo Educacional, Curitiba, vol. 6, n. 19, p. 37-50, set/dez. 2006. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1891/189116275004.pdf. Acesso em: 12 ago. 2021.

SCHNEIDER, G. C. S. Desenvolvimento e avaliação do aplicativo ESATE: escala de autoeficácia de estudo com orientação de aprendizagem e sua relação com o desempenho escolar. Dissertação. ProfETP: Instituto Federal Goiano, Goiânia, 2020. Disponível em: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1420. Acesso em: 20 ago. 2021.

SILVA, R. A. Rotação por Estações como proposta de práticas educativas para a formação integral na educação de jovens e adultos. Dissertação. ProfETP: Instituto Federal Goiano, Goiânia, 2020. Disponível em: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1713. Acesso em: 20 ago. 2021.

SOUZA, C. M. A eficiência da monitoria nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IF Goiano - Campus Ceres: o processo de ensino-aprendizagem, permanência e êxito escolar. Dissertação. ProfETP: Instituto Federal Goiano, Goiânia, 2019. Disponível em: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/581. Acesso em: 20 ago. 2021.

Downloads

Publicado

2024-06-10

Como Citar

SANTIAGO, L. A. da S.; FILHO, P. de S.; CARVALHO, M. A. de. DESDOBRAMENTOS ENTRE O PROPOSTO E O REALIZADO NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO PROFEPT/IF GOIANO: OBJETO, CONCEITOS E MÉTODOS. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 33, n. 1, p. 23–44, 2024. DOI: 10.35699/2238-037X.2024.41055. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/41055. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS