POLÍTICAS PÚBLICAS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO
UMA RELAÇÃO POSSÍVEL
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-037X.2023.41140Palavras-chave:
Políticas Públicas, Eficiência Energética, Educação profissional técnica de nível médioResumo
Ao longo do tempo, políticas públicas vêm sendo elaboradas para o enfrentamento de problemas públicos diversos. Entre as políticas públicas existentes, estão aquelas voltadas à eficiência energética. No caso do Brasil, uma delas é o Plano Nacional de Eficiência Energética que destaca, entre outras coisas, a importância da educação para a implantação de políticas desse gênero e aponta a necessidade da disseminação do tema eficiência energética na educação básica. Levando isso em consideração, realizou-se um estudo com o objetivo de analisar de que maneira a educação escolar pode contribuir para a implementação de políticas públicas relacionadas à eficiência energética. Dentre os movimentos de pesquisa empreendidos nesse estudo, este artigo tem como foco aquele que se dedicou a avaliar a implementação de uma situação de aprendizagem envolvendo o tema eficiência energética. Essa situação de aprendizagem foi realizada no 2º semestre de 2020. Ela ocorreu na unidade curricular Fabricação Mecânica aplicada à Montagem e Manutenção, do Curso Técnico em Eletromecânica, ofertado no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em Criciúma, Santa Catarina. Como procedimento metodológico, optou-se pela pesquisa-ação. No tocante aos resultados, percebeu-se que os estudantes demonstraram indícios de aprendizagem sobre eficiência energética e aplicaram seus conhecimentos em situações do cotidiano. A partir disso, foi possível concluir que a educação escolar, ao favorecer a construção de conhecimentos, tende a impactar a tomada de decisão dos estudantes, contribuindo, assim, para a implementação de políticas públicas relacionadas à eficiência energética.
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