TRABALHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR PARTICULAR DURANTE A VIRTUALIZAÇÃO DO ENSINO NA PANDEMIA DA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-037X.2023.41725Palavras-chave:
Trabalho docente, COVID-19, Virtualização do ensinoResumo
Trata-se de um estudo sobre trabalho docente em instituições particulares de ensino superior durante a virtualização do ensino na pandemia da COVID-19. Buscou-se analisar possíveis relatos de vivências de cansaço na dinâmica relacional com o trabalho. Tratou-se de um estudo qualitativo, de natureza exploratória, em que participaram oito professores de ensino superior de três instituições particulares da cidade de Fortaleza/CE. Foi realizada uma entrevista com roteiro semiestruturado, para posterior realização de uma análise de conteúdo segundo Bardin. Os resultados demonstram, com a virtualização do ensino, muitas dificuldades foram vivenciadas, tais como estreitamento entre trabalho e vida familiar, uso de novas tecnologias no trabalho, relação com os alunos, sobrecarga de trabalho e acúmulo de atribuições.
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