A docência universitária no contexto de pandemia e o ingresso no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24742Palavras-chave:
Desenvolvimento profissional docente, Estudante universitário, Evasão, Ensino remotoResumo
O objetivo deste estudo é analisar as características da docência universitária na pandemia de Covid-19 que favoreceram a transição de estudantes ao ensino superior. Oito ingressantes, de ambos os sexos, foram entrevistados e dos dados, analisados qualitativamente, destacam-se: as adaptações pedagógicas realizadas no ensino remoto, as interações professor-aluno, o compromisso com a formação do aluno e o reconhecimento da qualidade da docência universitária como facilitadora da transição ao ensino superior. Tais resultados reafirmam o papel dos professores na aprendizagem e na permanência dos calouros, mas indicam a urgência em se pensar nas implicações políticas e sociais do ensino remoto emergencial, inclusive sobre a docência universitária na pandemia, com sobrecarga de trabalho do professor e pouco espaço para o seu desenvolvimento profissional.
Downloads
Referências
ALZATE-ORTIZ, Faber A.; CASTAÑEDA-PATIÑO, Juan Carlos. Mediación pedagógica: clave de una educación humanizante y transformadora. Una mirada desde la estética y la comunicación. Revista Electrónica Educare, v. 24, n. 1, p. 1-14, jan./abr. 2020. Disponível em: https://www.scielo.sa.cr/pdf/ree/v24n1/1409-4258-ree-24-01-411.pdf. Acesso em: 16 ago. 2020. DOI: http://doi.org/10.15359/ree.24-1.21.
AUCEJO, Esteban M. et al. The impact of COVID-19 on student experiences and expectations: evidence from a survey. Journal of Public Economics, v. 191, nov. 2020. Disponível em: https://reader.elsevier.com/reader/sd/pii/S0047272720301353?token=BCF75D1B3F5847D67F610B07882456594ABF11D919EA3B0D0377BF454C826AD8CF6208DD5B040CD0D5247F457038B2B0. Acesso em: 27 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jpubeco.2020.104271.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Censo da Educação Superior. Ministério da Educação, INEP, Brasília, DF, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Ministério da Educação, Brasília, DF, 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872. Acesso em: 16 ago. 2020.
BRAXTON, John M.; BRAY, Nathaniel J.; BERGER, Joseph B. Faculty teaching skills and their influence on the college student departure process. Journal of College Student Development, Baltimore, v. 41, n. 2, p. 215-227, mar. 2000.
BRAXTON, John. M.; HIRSCHY, Amy S.; MCCLENDON, Shederick A. Understanding and reducing college student departure. San Francisco: Jossey-Bass, 2004.
CASANOVA, Joana R. et al. Abandono no Ensino Superior: Impacto da autoeficácia na intenção de abandono. Revista Brasileira de Orientação Profissional, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 41-49, jan./jun. 2018. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbop/v19n1/06.pdf. Acesso em: 29 jan. 2020. DOI: http://dx.doi.org/1026707/1984-7270/2019v19n1p41.
CASANOVA, Joana R.; BERNARDO, Ana; ALMEIDA, Leandro S. Abandono no Ensino Superior: Variáveis pessoais e contextuais no processo de decisão. In: ALMEIDA, Leandro S. Estudantes do Ensino Superior: desafios e oportunidades. Braga: ADIPSIEDUC, 2019.
CASANOVA, Joana R.; ARAÚJO, Alexandra M.; ALMEIDA, Leandro S. Dificuldades na adaptação académica dos estudantes do 1o ano do Ensino Superior. Revista E-Psi, v. 9, n. 1, p. 165-181, 2020. Disponível em: https://revistaepsi.com/wp-content/uploads/artigos/2020/Ano9-Volume1-Artigo11.pdf. Acesso em: 12 maio 2020.
CUNHA, Maria Isabel da. Docência na universidade, cultura e avaliação institucional: saberes silenciados em questão. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 32, p. 258-271, maio/ago. 2006.
CUNHA, Maria Isabel da. Docência na Educação Superior: a professoralidade em construção. Educação, Porto Alegre, v. 41, n. 1, p. 6-11, jan./abr. 2018. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/29725/16841. Acesso em: 12 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29725.
FERREIRA, Luciana Haddad; BARBOSA, Andreza. Lições de quarentena: limites e possibilidades da atuação docente em época de isolamento social. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, p. 1-24, 2020. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15483.076.
FIGUEIREDO, Ana Paula S.; LEITE, Sergio Antonio da Silva. Afetividade e ensino: marcas de dois professores inesquecíveis da área da Matemática. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 9, p. 1-17, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/13490. Acesso em: 12 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.13490.
FIOCRUZ. ConVid: Pesquisa de Comportamentos. Disponível em: https://convid.fiocruz.br/. Acesso em: 13 jun. 2020.
FIOR, Camila Alves; MERCURI, Elizabeth. Envolvimento acadêmico no ensino superior e características dos estudantes. Revista Brasileira de Orientação Profissional, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 85-95, jan./jun. 2018. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbop/v19n1/10.pdf. Acesso em: 29 jan. 2020. DOI: http://dx.doi.org/1026707/1984-7270/2019v19n1p85.
HERINGER, Rosana. Democratização da educação superior no Brasil: das metas de inclusão ao sucesso acadêmico. Revista Brasileira de Orientação Profissional, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 7-17, jan./jun. 2018. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbop/v19n1/03.pdf. Acesso em: 12 dez. 2020. DOI: http://dx.doi.org/1026707/1984-7270/2019v19n1p7.
HURTADO, Silvia et al. Predicting transition and adjustment to college: biomedical and behavioral science aspirants’ and minority students’ first year of college. Research in Higher Education, v. 48, n. 7, p. 841-887, abr. 2007. DOI: https://doi.org/10.1007/s11162-007-9051-x.
LEITE, Sergio Antonio da Silva. Afetividade nas práticas pedagógicas. Temas em Psicologia, [online], v. 20, n. 2, p. 355-368, 2012. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v20n2/v20n2a06.pdf. Acesso em: 12 ago. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.9788/TP2012.2-06.
LUCIANO-WONG, Shaila; CROWE, Dale. Persistence and engagement among first-year Hispanic students. Journal for Multicultural Education, v. 13, n. 2, p. 169-183, 2019. DOI: https://doi.org/10.1108/JME-12-2017-0072.
MORALISTA, Rome B.; ODUCADO, Ryan M. F. Faculty perception toward online education in a state college in the Philippines during the coronavirus disease 19 (COVID-19) pandemic. Universal Journal of Educational Research, v. 8, n. 10, p. 4736-4742, 2020. DOI: https://doi.org/10.13189/ujer.2020.081044.
MORGADO, José Carlos; SOUSA, Joana; PACHECO, José Augusto. Transformações educativas em tempos de pandemia: do confinamento social ao isolamento curricular. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2016197, p. 1-10, 2020. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/65846/1/MorgadoSousa%26Pacheco_2020_Transforma%C3%A7%C3%B5esEmTemposPandemia.pdf. Acesso em: 12 dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.16197.062.
MURPHY, Michael P. A. COVID-19 and emergency eLearning: consequences of the securitization of higher education for post-pandemic pedagogy. Contemporary Security Policy, 2020.
PARO, Vítor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
PELOSO, Renan M. et al. Notes from the field: concerns of health-related higher education students in Brazil pertaining to distance learning during the coronavirus pandemic. Evaluation and the Health Professions, v. 43, n. 3, p. 201-203, jul. 2020. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/0163278720939302. Acesso em: 27 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.1177/0163278720939302.
PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar et al. Formación profesional, básica o general: lo que piensan los estudiantes de una universidad pública de Brasil. Actualidades Investigativas en Educación, San José, v. 14, n. 2, p. 1-23, maio/ago. 2014. Disponível em: https://www.scielo.sa.cr/pdf/aie/v14n2/a19v14n2.pdf. Acesso em: 27 out. 2020.
PINTO, Daniela; LOPES, Amélia; MOURAZ, Ana. Perspectives on the transition to higher education in Europe: an approach focused on literature. Research in Post-Compulsory Education, v. 24, n. 4, p. 356-374, nov. 2019. DOI: https://doi.org/10.1080/13596748.2019.1584429.
REIMERS, Fernando M.; SCHLEICHER, Andreas. Schooling disrupted, schooling rethought: How the Covid-19 pandemic is changing education. OECD Publishing, 2020.
REIS, Diego dos Santos. Coronavírus e desigualdades educacionais: reposicionando o debate. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 23, n. 1, p. 1-5, 2020. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15592/209209213498. Acesso em: 17 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.5212/http://orcid.org/0000-0001-6977-7166.
RONDINI, Carina Alexandra; PEDRO, Ketilin Mayra; DUARTE, Cláudia dos Santos. Pandemia da Covid-19 e o ensino remoto emergencial: mudanças na prática pedagógica. Interfaces Científicas – Educação, Aracaju, v. 10, n. 1, p. 41-57, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9085/4128. Acesso em: 27 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p41-57.
SARAIVA, Karla; VEIGA-NETO, Alfredo. Modernidade Líquida, Capitalismo Cognitivo e Educação Contemporânea. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 187-201, maio/ago. 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/8300/5538. Acesso em: 17 ago. 2020.
SARAIVA, Karla; TRAVERSINI, Clarice; LOCKMANN, Kamila. A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2016289, p. 1-24, 2020. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.16289.094.
SCHREINER, Laurie A. et al. The impact of faculty and staff on high-risk college student persistence. Journal of College Student Development, v. 52, n. 3, p. 321-338, 2011.
SOUSA, Verónica et al. Stories about transition to higher education: empirical narrative organization of freshman-year students from south Europe. Journal of Poetry Therapy, v. 28, n. 4, p. 289-301, 2015.
TINTO, Vicent. Leaving college: rethinking the causes and cures of student attrition. 2. ed. Chicago: University of Chicago Press, 1993.
TINTO, Vicent. Classrooms as communities: exploring the educational character of student persistence. Journal of Higher Education, v. 68, n. 6, p. 599-623, nov./dec. 1997. DOI: https://doi.org/10.2307/2959965.
TINTO, Vicent. Through the eyes of students. Journal of College Student Retention: Research, Theory and Practice, v. 19, n. 3, p. 254-269, 2017.
UNESCO. Adverse consequences of school closures. 2020. Disponível em: https://en.unesco.org/covid19/educationresponse/consequences. Acesso em: 13 jun. 2020.
WEEDEN, Kim; CORNWELL, Benjamin. The Small-World Network of College Classes: Implications for Epidemic Spread on a University Campus. Sociological Science, v. 7, p. 222-241, maio 2020. Disponível em: https://sociologicalscience.com/download/vol-7/may/SocSci_v7_222to241.pdf. Acesso em: 17 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.15195/v7.a9 .
WHO. World Health Organization. Coronavirus Disease 2019 (COVID-19): Situation Report –146. Geneva, Switzerland, 2020a. Disponível em: https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situation-reports/20200614-covid-19-sitrep-146.pdf?sfvrsn=5b89bdad_4. Acesso em: 14 jun. 2020.
WHO. World Health Organization. WHO Timeline – COVID-19. 2020b. Disponível em: https://www.who.int/news-room/detail/27-04-2020-who-timeline---covid-19. Acesso em: 13 jun. 2020.
ZHU, Na et al. A novel coronavirus from patients with pneumonia in China. The New England Journal of Medicine, v. 382, p. 727-733, fev. 2020. Disponível em: https://www.nejm.org/doi/pdf/10.1056/NEJMoa2001017?articleTools=true. Acesso em: 12 dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.1056/NEJMoa2001017.
ZORDAN, Paola; ALMEIDA, Verônica Domingues. Parar pandêmico: educação e vida. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2015481, p. 1-18, 2020. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15481.077.
![A docência universitária no contexto de pandemia e o ingresso no ensino superior](https://periodicos.ufmg.br/public/journals/5/submission_24742_22288_coverImage_pt_BR.png)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Camila Alves Fior, Maria José Martins
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).