DEFINIÇÕES E SIGNIFICADOS DE TERMOS LIGADOS A FORMAÇÃO DOCENTE COM ÊNFASE NO CONCEITO DE PROFISSIONALIDADE DOCENTE

Autores

  • Ludiene Souza Leite Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG – Muriaé – MG)
  • Denise da Silva Braga Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM – Diamantina – MG)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2024.41816

Palavras-chave:

Definições, Formação docente, Profissionalidade docente.

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em reunir definições sobre termos relacionados à formação docente, dando maior destaque ao conceito de profissionalidade docente. Considerando que esses conceitos não são unívocos nem independentes, apresentamos significados e sentidos expressos por autores renomados no campo da profissão docente, além de definições encontradas no Dicionário “Trabalho, profissão e condição docente” do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (GESTRADO/UFMG). A revisão de literatura realizada fez emergir diversos conceitos atribuídos à profissionalidade docente, manifestados em épocas e lugares distintos, o que nos levou a reuni-los e apresentá-los resumidamente para melhor apreensão, buscando contribuir com futuras análises acerca de tal temática. Esperamos que o conteúdo deste estudo contribua para discussões que envolvem a formação de professores e proporcione ampliação no entendimento do conceito de profissionalidade docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ludiene Souza Leite, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG – Muriaé – MG)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (2011). Especialista em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Espírito Santo. Mestranda do programa de Pós-Graduação em Educação da UFVJM. Atualmente é pedagoga do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.

Denise da Silva Braga, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM – Diamantina – MG)

DENISE DA SILVA BRAGA: Professora Adjunta da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Possui Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004) e graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2000).

Referências

AGUIAR, Márcia Angela da Silva. Formação inicial (verbete). In: Dalila Andrade Oliveira, Adriana Cancella Duarte e Lívia Fraga Vieira (orgs.). Dicionário Trabalho, profissão e condição docente, Belo Horizonte: GESTRADO/UFMG, 2010.

ALARCÃO, Isabel. Escola reflexiva e nova racionalidade. Artmed Editora, 2001. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=RjulDgAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA1&dq=Escola+reflexiva+e+nova+racionalidade&ots=hp8pclP2H4&sig=njtbXrXhhm9OFGslTGPDO73mdKc#v=onepage&q=Escola%20reflexiva%20e%20nova%20racionalidade&f=false. Acesso em: 30 ago. 2022.

ALVES, Wanderson Ferreira. Experiência profissional docente (verbete). In: Dalila Andrade Oliveira, Adriana Cancella Duarte e Lívia Fraga Vieira (orgs.). Dicionário Trabalho, profissão e condição docente, Belo Horizonte: GESTRADO/UFMG, 2010.

AMBROSETTI, Neusa Banhara; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de. A constituição da profissionalidade docente: tornar-se professora de educação infantil. 30ª Reunião Anual da ANPED, 2007. Disponível em: http://30reuniao.anped.org.br/trabalhos/GT08-3027--Int.pdf. Acesso em: 30 ago. 2022.

CASTRO, Rafael Fonseca de Castro. A importância do trabalho com conceitos científicos na educação formal: um estudo de caso sobre a escrita em um curso de pedagogia a distância. X ANPED SUL, Florianópolis, outubro de 2014. Disponível em: http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/553-0.pdf. Acesso em 22 out. 2022.

CONCEIÇÃO, Juliana Santos da; NUNES, Célia Maria Fernandes. O desenvolvimento profissional docente na universidade: relato do programa institucional “Sala Aberta”. In: BARBOSA, Maria Auxiliadora Fidelis Barbosa; TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro; COSTA, Maria do Perpétuo Socorro de Lima (org.) Territórios da docência do ensino superior. Curitiba: CRV, 2017.

CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.

FILHO, Mateus de Souza Coelho; GHEDIN, Evandro Luiz. Formação de professores e construção da identidade profissional docente. Anais do Colóquio Luso-Brasileiro de Educação-COLBEDUCA, v. 3, 2018. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/colbeduca/login. Acesso em 30 ago. 2022.

GARCIA, Maria Manuela. Identidade docente (verbete). In: Dalila Andrade Oliveira, Adriana Cancella Duarte e Lívia Fraga Vieira (orgs.). Dicionário Trabalho, profissão e condição docente, Belo Horizonte: GESTRADO/UFMG, 2010.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LIBANEO, José Carlos. A organização e a gestão da escola: teoria e prática. 5 ed. Goiânia: Editora Alternativa, 2004.

MARCELO, Carlos. Desenvolvimento Profissional Docente: Passado e futuro. Sísifo - Revista de Ciências da Educação, v. 1, p. 7-22, 2009. Disponível em: https://idus.us.es/bitstream/handle/11441/29247/Desenvolvimento_profissional_docente.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 16 mar. 2020.

NÓVOA, Antônio. (2019). Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/84910. Acesso em: 16 mar. 2020.

NÚÑEZ, Isauro Beltrán; RAMALHO, Betania Leite. A profissionalização da docência: um olhar a partir da representação de professoras do ensino fundamental. Revista Iberoamericana de educación, v. 46, n. 9, p. 1-13, 2008. Disponível em: https://rieoei.org/historico/deloslectores/2504Beltran.pdf. Acesso em: 30 ago. 2022.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. Trabalho docente (verbete). In: Dalila Andrade Oliveira, Adriana Cancella Duarte e Lívia Fraga Vieira (orgs.). Dicionário Trabalho, profissão e condição docente, Belo Horizonte: GESTRADO/UFMG, 2010.

OLIVEIRA, Maria Rita Neto Sales. Formação de professores para Educação Profissional (verbete). In: Dalila Andrade Oliveira, Adriana Cancella Duarte e Lívia Fraga Vieira (orgs.). Dicionário Trabalho, profissão e condição docente, Belo Horizonte: GESTRADO/UFMG, 2010.

PIMENTA, Selma Garrido (org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. Formação em serviço (verbete). In: Dalila Andrade Oliveira, Adriana Cancella Duarte e Lívia Fraga Vieira (orgs.). Dicionário Trabalho, profissão e condição docente, Belo Horizonte: GESTRADO/UFMG, 2010.

ROLDÃO, Maria do Céu. Profissionalidade docente em análise: especificidades dos ensinos superior e não superior. Nuances: estudos sobre educação, v. 12, no 13,, p.105-126- jan.-dez. 2005.

SACRISTÁN, Gimeno. Consciência e acção sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, António. (org.) Profissão Professor. Lisboa: Porto Editora, 1999, p. 63-92.

SHIROMA, Eneida Oto. Profissionalização docente (verbete). In: Dalila Andrade Oliveira, Adriana Cancella Duarte e Lívia Fraga Vieira (orgs.). Dicionário Trabalho, profissão e condição docente, Belo Horizonte: GESTRADO/UFMG, 2010.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. 2º edição.

Downloads

Publicado

2024-10-08

Como Citar

LEITE, L. S.; BRAGA, D. da S. DEFINIÇÕES E SIGNIFICADOS DE TERMOS LIGADOS A FORMAÇÃO DOCENTE COM ÊNFASE NO CONCEITO DE PROFISSIONALIDADE DOCENTE. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 33, n. 2, p. 155–166, 2024. DOI: 10.35699/2238-037X.2024.41816. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/41816. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS