CONTRIBUIÇÃO DOS CONHECIMENTOS EM SAÚDE DO TRABALHADOR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2024.42017

Palavras-chave:

Saúde do Trabalhador, Trabalho e Educação, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar a relação entre trabalho e educação que incidem na saúde do trabalhador, e identificar se a temática saúde do trabalhador (ST) faz parte da formação dos estudantes do ensino médio integrado do Instituto Federal de Brasília (IFB) - Campus Brasília. A metodologia da pesquisa consistiu em uma revisão bibliográfica sobre a temática e análise documental dos planos de curso dos cursos do ensino médio integrado ofertados pelo IFB-Campus Brasília. Sob um caráter qualitativo, buscou-se estimar e compreender as questões do mundo do trabalho que infringem a saúde do trabalhador. Percebeu-se que o estudo sobre a ST na educação escolar poderia contribuir para uma formação integral, ao aproximar o mundo do trabalho à educação. A partir da análise documental foi observado a existência de conteúdos nos componentes curriculares dos planos de curso que podem ser relacionados à saúde e segurança do trabalhador, apesar de escassos. Por fim, apesar de reconhecer a importância dos conhecimentos em saúde do trabalhador , defende-se que é preciso ir além da compreensão apenas de se relacionar com conteúdos curriculares e fatores técnicos inerentes às atividades laborais, sendo necessário avançar na interdisciplinaridade, objetivando ampliar a visão crítica desse trabalhador.

Biografia do Autor

  • Maria Priscila Moraes dos Santos Machado, Instituto Federal de Brasília (IFB)

    Mestranda do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Bacharel em Enfermagem. Possui Licenciatura Plena em Biologia. Especialista em Enfermagem do Trabalho; Especialista em Clinica Especializada em Infectologia, pelo Programa de Residencia Multiprofissional da Secretaria de Saúde do Estado de Goiás. Enfermeira do Trabalho na Secretaria de Saúde do Distrito Federal-SES-DF. 

  • Fernanda Bartoly Gonçalves de Lima, Instituto Federal de Brasília (IFB)

    Doutora e Mestre em Educação pelo programa de pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília. Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e é especialista em Psicopedagogia, pela Universidade Católica de Brasília. Professora do Instituto Federal de Brasília, Campus Brasília.

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Publicado

2024-10-08

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

CONTRIBUIÇÃO DOS CONHECIMENTOS EM SAÚDE DO TRABALHADOR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 33, n. 2, p. 136–154, 2024. DOI: 10.35699/2238-037X.2024.42017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/42017. Acesso em: 13 maio. 2025.

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