ASPECTOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO
UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-037X.2024.51498Palavras-chave:
Educação Básica, TICs, Trabalho docenteResumo
Este artigo tem como objetivo identificar aspectos da pandemia na educação a partir de uma pesquisa bibliográfica com publicações na base de dados SciELO. Foram localizados 97 artigos utilizando as palavras-chave “ensino pandemia”, “educação pandemia”, “impactos pandemia educação” e “impactos pandemia ensino”. A caracterização dos artigos foi feita mediante a análise de frequência e porcentagem e a análise dos resumos com o apoio do software Iramuteq. Entre os achados destaca-se que a maioria das pesquisas tem natureza teórica, derivadas de revisão bibliográfica, oriundas da Região Sudeste. Os sujeitos são os alunos da educação básica, com amostras compostas por 100 sujeitos ou mais. Os resultados evidenciaram ainda a formação de seis classes distintas. As classes 2 e 5, que juntas concentram 47% das informações analisadas, assinalam para o uso das TICs no ensino remoto e para aspectos da coleta de dados nas pesquisas. Já a classe 6 retratou a desigualdade no acesso às TICs. As classes 3 e 1 evidenciaram, respectivamente, as mudanças na rotina e a intensificação do trabalho docente e os impactos da pandemia na educação básica. Por fim, a classe 4 retratou os aspectos metodológicos das pesquisas.
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