A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DE UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E DA REITORIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2024.51788

Palavras-chave:

Ensino Remoto Emergencial, Ensino Superior, Teoria da Aprendizagem Transformadora, Teoria da Aprendizagem Situada, COVID-19

Resumo

O surgimento da pandemia do COVID-19 alterou todos os aspectos da vida em sociedade. As instituições de ensino superior precisaram buscar formas de se adequar a essa nova realidade e, para isso, foi implementado o ensino remoto emergencial, uma modalidade de ensino na qual todas as atividades pedagógicas foram realizadas no formato remoto. Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de analisar como se deu a dinâmica de implementação do ensino remoto emergencial no curso de administração a partir da perspectiva dos integrantes do colegiado do curso, da chefia de departamento e da gestão da universidade. Para alcançar esse objetivo, utilizou-se a Teoria da Aprendizagem Situada e a Teoria da Aprendizagem Transformadora como abordagens teóricas. Foi realizado um estudo qualitativo básico, em que os sujeitos pesquisados foram os docentes integrantes do colegiado do curso de administração, a chefia do departamento didático-científico e a gestão da universidade, foi realizado também uma pesquisa documental com os documentos institucionais que se referiram à implementação do ensino remoto emergencial. A partir dos resultados observou-se como todo o processo de implementação do ensino remoto emergencial foi organizado na instituição estudada, identificando como se deu a comunicação entre todos os envolvidos e as consequências desse novo formato de ensino para os docentes e discentes.

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Biografia do Autor

Iasmin Ribeiro Diniz, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Doutoranda em Administração pela UFLA – Universidade Federal de Lavras. Membro ativo do
NEORGS – Núcleo de Estudos em Organizações, Gestão e Sociedade. Mestre em Administração pela
UFLA – Universidade Federal de Lavras em 2023. Graduada em Administração pela UNILAVRAS – Centro
Universitário de Lavras em 2020. Bolsista de Iniciação Científi ca na UFLA de 2018 a 2020

Mônica Carvalho Alves Cappelle, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Lavras- UFLA (1999), possui Mestrado em Administração por essa mesma Universidade (2002) e Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2006). Tem experiência na área de Administração com ênfase em Estudos Organizacionais, Metodologia de Pesquisa e Gestão de Pessoas atuando principalmente nos seguintes temas: relações de trabalho, relações de gênero, subjetividade, identidade, cultura, carreira, relações de poder e poder disciplinar. Atualmente é Professora Titular do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras e pesquisadora líder do grupo de pesquisa NEORGS- Núcleo de Estudos em Organizações, Gestão e Sociedade. Foi membro da Câmara de Ciências Sociais Aplicadas da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG) de 2012 a 2016 na qual esteve como coordenadora nos anos 2013 e 2014. Foi líder do tema Gênero e Diversidade da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD), área de Estudos Organizacionais por cinco mandatos (2011-2015).

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Publicado

2024-06-10

Como Citar

DINIZ, I. R.; CAPPELLE, M. C. A. A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DE UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E DA REITORIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 33, n. 1, p. 58–75, 2024. DOI: 10.35699/2238-037X.2024.51788. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/51788. Acesso em: 3 out. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS