A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DE UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E DA REITORIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2024.51788

Palavras-chave:

Ensino Remoto Emergencial, Ensino Superior, Teoria da Aprendizagem Transformadora, Teoria da Aprendizagem Situada, COVID-19

Resumo

O surgimento da pandemia do COVID-19 alterou todos os aspectos da vida em sociedade. As instituições de ensino superior precisaram buscar formas de se adequar a essa nova realidade e, para isso, foi implementado o ensino remoto emergencial, uma modalidade de ensino na qual todas as atividades pedagógicas foram realizadas no formato remoto. Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de analisar como se deu a dinâmica de implementação do ensino remoto emergencial no curso de administração a partir da perspectiva dos integrantes do colegiado do curso, da chefia de departamento e da gestão da universidade. Para alcançar esse objetivo, utilizou-se a Teoria da Aprendizagem Situada e a Teoria da Aprendizagem Transformadora como abordagens teóricas. Foi realizado um estudo qualitativo básico, em que os sujeitos pesquisados foram os docentes integrantes do colegiado do curso de administração, a chefia do departamento didático-científico e a gestão da universidade, foi realizado também uma pesquisa documental com os documentos institucionais que se referiram à implementação do ensino remoto emergencial. A partir dos resultados observou-se como todo o processo de implementação do ensino remoto emergencial foi organizado na instituição estudada, identificando como se deu a comunicação entre todos os envolvidos e as consequências desse novo formato de ensino para os docentes e discentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iasmin Ribeiro Diniz, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Doutoranda em Administração pela UFLA – Universidade Federal de Lavras. Membro ativo do
NEORGS – Núcleo de Estudos em Organizações, Gestão e Sociedade. Mestre em Administração pela
UFLA – Universidade Federal de Lavras em 2023. Graduada em Administração pela UNILAVRAS – Centro
Universitário de Lavras em 2020. Bolsista de Iniciação Científi ca na UFLA de 2018 a 2020

Mônica Carvalho Alves Cappelle, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Lavras- UFLA (1999), possui Mestrado em Administração por essa mesma Universidade (2002) e Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2006). Tem experiência na área de Administração com ênfase em Estudos Organizacionais, Metodologia de Pesquisa e Gestão de Pessoas atuando principalmente nos seguintes temas: relações de trabalho, relações de gênero, subjetividade, identidade, cultura, carreira, relações de poder e poder disciplinar. Atualmente é Professora Titular do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras e pesquisadora líder do grupo de pesquisa NEORGS- Núcleo de Estudos em Organizações, Gestão e Sociedade. Foi membro da Câmara de Ciências Sociais Aplicadas da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG) de 2012 a 2016 na qual esteve como coordenadora nos anos 2013 e 2014. Foi líder do tema Gênero e Diversidade da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD), área de Estudos Organizacionais por cinco mandatos (2011-2015).

Referências

AGUIAR, C. Curso de Administração da UFLA é o mais antigo do Sul de Minas – Instituição é homenageada em evento do CRA. Arquivo de Notícias – DCOM UFLA. 2015. Disponível em: <https://www.ufla.br/dcom/2015/09/21/curso-de-administracao-da-ufla-e-o-mais-antigo-do-sul-de-minas-instituicao-e-homenageada-em-evento-do-cra/>. Acesso em: jun. 2022.

BARBOSA, E. Instrumento de Coleta de Dados em Pesquisas Educacionais. Ser Professor Universitário, p. 1-15, 2008.

BAUER, M; GASKELL, G. Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som: Um Manual Prático. Petrópolis: Vozes, 2003.

BEHAR, P. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. Universidade Federal do Rio Grade do Sul – UFRGS, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, sessão 1, Brasília, DF, n. 248, p. 27833, 23 dez. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: set. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação / Conselhos Estaduais de Educação. Parecer CNE/CEB n. 19/2009 de 2 de setembro de 2009. Consulta sobre a reorganização dos calendários escolares. Diário Oficial da União, sessão 1, Brasília, DF, p. 52, 13 out. 2009. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/pceb019_09.pdf>. Acesso em: set. 2022.

BRASIL. Atos do Poder Executivo. Medida Provisória n. 934, de 01 de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do Ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei n. 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Diário Oficial da União, ed. 63-A, sessão 1, Brasília, DF, p. 1, 01 abr. 2020d. Disponível: <http://www.in.gov.br/en//web/dou/-/

medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020-250710591>. Acesso em: set. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução n. 5, de 14 de outubro de 2021. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração. Diário Oficial da União, sessão 1, Brasília, DF, p. 47-48, 18 out. 2021. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/publicacoes-para-professores/30000-uncategorised/90861-resolucoes-cne-ces-2021>. Acesso em set. 2022.

CLOSS, L.; ANTONELLO, C. Aprendizagem transformadora: A reflexão crítica na formação gerencial. Cadernos EBAPE. v.8, n.1, p. 20-37, 2010.

CLOSS, L.; ANTONELLO, C. Teoria da aprendizagem transformadora: Contribuições para uma educação gerencial voltada para a sustentabilidade. Revista de Administração Mackenzie – RAM. v.15, n.3, p. 221-252, 2013.

CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO. Cursos superiores na área da Administração são os mais procurados. Assessoria de Comunicação CFA, 2019. Disponível em: <https://cfa.org.br/cursos-superiores-na-area-da-administracao-sao-os-mais-procurados-do-pais/>. Acesso em jun. 2022.

CRANTO, P. Understanding and Promoting Transformative Learning: A guide for educators of Adults. San Francisco: Jossey-Bass, 2006.

ENGELMAN, R.; SCHREIBER, D.; BOHNENBERGER, M.; BESSI, V. Aprendizagem em comunidades de prática: estudo em um grupo de pesquisa. CONTEXTUS – Revista Contemporânea de Economia e Gestão. v. 15, n. 2, p. 34-58, 2017.

GODOY, A. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE – Revista de Administração de Empresas. v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995.

GUDOLLE, L.; ANTONELLO, C.; FLACH, L. Aprendizagem situada, participação e legitimidade nas práticas de trabalho. RAM – Revista de Administração Mackenzie. São Paulo. v. 13, n. 1, p. 14-39, 2011.

GUSSO, H.; ARCHER, A.; LUIZ, F.; SAHÃO, F.; LUCA, G.; HENKLAIN, M.; PANOSSO, M.; KIENEN, N.; BELTRAMELLO, O.; GONÇALVES, V. Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Debates & Polêmicas. v.41, n.238957, p. 1-27, 2020.

HODGES, C.; MOORE, S.; LOCKEE, B.; TRUST, T.; BOND, A. The difference between emergency remote teaching and online learning. EDUCAUSE Review. v. 3, p. 1-21, 2020.

HOFER, S.; NISTOR, N.; SCHEIBENZUBER, C. Online teaching and learning in higher education: Lessons learned in crisis situations. Computers in Human Behavior. v. 121, n. 106789, p. 1-10, 2021.

IGLESIAS-PRADAS, S.; HERNÁNDEZ-GARCÍA, A.; CHAPARRO-PELÁEZ, J.; PRIETO, J. Emergency remote teaching and students’ academic performance in higher education during the COVID-19 pandemic: A case study. Computers in Human Behavior. v. 119, p. 1-18, 2021.

KHATIB, A.; CHIZZOTI, A. Aulas por videoconferência: uma solução para o distanciamento social provocado pela COVID-19 ou um grande problema? Revista Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais. v. 20, n. 3, p. 26-45, 2020.

KRISHNAMURTHY, S. The future of business education: A commentary in the shadow of the COVID-19 pandemic. Journal of Business Research, Washington: University of Washington. v. 117, p. 1-5, 2020.

LAVE, E.; WENGER, E. Situated Learning: Legitimate Peripheral Participation. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.

MEZIROW. J. Fostering Critical Reflection in Adulthood: A guide to transformative and emancipatory learning. San Francisco – California: Jossey-Bass, 1990.

MEZIROW, J. Transformative Dimensions of Adult Learning. San Francisco: Jossey Bass, 1991.

MEZIROW, J. Understanding transformative theory. Adult Education Quarterly. v.44, n.4, p. 222-232, 1994.

MEZIROW, J. On critical reflection. Adult Education Quarterly. v.48, n.3, p. 181-198, 1998.

MEZIROW, J. Visão geral sobre a aprendizagem transformadora. IN: ILLERIS, K. (Org.). Teorias Contemporâneas da Aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2013.

NONATO, E.; SALES, M.; CAVALCANTE, T. Cultura digital e recursos pedagógicos digitais: Um panorama da docência na COVID-19. Revista Práxis Educacional. v. 17, n. 45, p. 8-32, 2021.

OLIVEIRA, D. Análise de conteúdo temático-categorial: Uma proposta de sistematização. Revista de Enfermagem UERJ. Rio de Janeiro. v. 16, n. 4, p. 569-576, 2008.

QUINTANA, R.; QUINTANA, C. When classroom interactions have to go online: the move to specifications grading in a project-based design course. Information and Learning Sciences. p. 1-8, 2020.

SENSE, A. BADHAM, R. Cultivating situated learning within project management practice: a case study exploration of the dynamics of project-based learning. International Journal of Managing Project in Business. v. 1, n. 3, p. 432-438, 2008.

SILVA, L.; GONÇALVES, T.; MALHEIRO, J. A prática (in) formada por evidências face a formação do professor de matemática. Educação Matemática Pesquisa. v.16, n.2, p. 429-458, 2014.

SILVA, L.; MOGROVEJO, J.; VERDUGO, C. El claroscuro de la universidad ecuatoriana: Los desafíos em contextos de la pandemia de COVID-19. Revista Digital de Investigación em Docencia Universitaria. v. 14, n. 2, p. 1-17, 2020.

TOLEDO, R.; CORSO, K. O uso de tecnologias digitais por docentes: Um estudo de caso sobre o ensino remoto emergencial no curso de administração. Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, 2022.

UFLA – UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS. Estudantes da Graduação. PROGRAD – Pró-Reitoria de Graduação. Setor de Sistemas de Informação – SSI/DPGA/PRG, 2021. Disponível em: < https://dados.ufla.br/dataset/estudantes-da-graduacao>. Acesso em: dez. 2022.

UFLA – UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS. Ministério da Educação. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução CEPE n. 089, de 29 de julho de 2020. Altera a redação da resolução CEPE n. 059/2020. Lavras – MG, p. 1-10, 2020.

UFLA – UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS. Ministério da Educação. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução CEPE n. 104, de 29 de julho de 2020. Dispõe sobre normas gerais para os cursos de graduação, na modalidade a distância. Lavras – MG, p. 1-14, 2020.

UFLA – UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS. Ministério da Educação. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução CEPE n. 146, de 24 de agosto de 2021. Dispõe sobre o retorno de atividades letivas presenciais nos cursos de graduação no primeiro semestre letivo de 2021. Lavras – MG, p. 1-2, 2021.

WENGER, E. Communities of practice and social learning systems. IN: NICOLINI, D.; GHERARDI, S.; YANOW, D. (eds.). Knowing in Organizations: A Practice-Based Approach. New York: M. E. Sharpe, 2003.

WENGER, E. Uma teoria social da aprendizagem. IN: ILLERIS, K. (Org.). Teorias Contemporâneas da Aprendizagem. Porto Alegre: Penso, p. 246-257, 2013.

ZAPATA-GARIBAY, R.; GONZÁLEZ-FAGOAGA, J.; GONZÁLEZ-FAGOAGA, C.; CAUICH-GARCÍA, J.; PLASCENCIA-LÓPEZ, I. Higher education teaching practices experience in Mexico, during the emergency remote teaching implementation due to COVID-19. Frontiers in Education. v. 6, n. 628158, p. 1-24, 2021.

Downloads

Publicado

2024-06-10

Como Citar

DINIZ, I. R.; CAPPELLE, M. C. A. A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DE UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E DA REITORIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 33, n. 1, p. 58–75, 2024. DOI: 10.35699/2238-037X.2024.51788. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/51788. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS