PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA

O CASO DOS TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO (TAE)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2025.51809

Palavras-chave:

Precarização, Atividade de trabalho, Saúde

Resumo

Realizou-se uma revisão bibliográfica sobre a precarização e suas consequências para a saúde do trabalhador, a partir da Clínica da Atividade e dos estudos em Saúde do Trabalhador. Compreende-se a precarização como um fenômeno estrutural do neoliberalismo e que deve ser abordado nas dimensões objetiva/do emprego e a carência/vulnerabilidade de recursos e proteção social, bem como subjetiva/do trabalho e suas consequências para a saúde, inclusive entre aquelas atividades com representação social positiva, considerados estáveis, privilegiados, como os servidores públicos. Adota-se o trabalho precarizado como uma condição de solidão do trabalhador ante os imprevistos da atividade laboral, característico de um gênero profissional enfraquecido ou inexistente. O qual requer desenvolver formas de resistência e de lidar por parte dos coletivos laborais, como sujeitos ativos nesse processo, considerando-se a potência de transformação que estes têm frente aos imprevistos na sua atividade, a partir da transformação coletiva, da reflexão, da ação política, intervenção profissional, do papel dos sindicatos e greves, das práticas de resistência, sendo necessário criar espaços de discussão e debate, a fim de promover o fortalecimento das redes de apoio, de trocas e de transformação, a fim de promover saúde nesses espaços.

Biografia do Autor

  • Pamella Beserra de Melo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará, Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual do Ceará. Psicóloga da Universidade Federal do Ceará

  • Jorge Tarcísio da Rocha Falcão, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Doutor em Psicologia pela Université de Paris 5 - René Descartes/Sciences Humaines-Sorbonne, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco, Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor-titular e pesquisador do departamento de psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde está vinculado à pós-graduação em psicologia, atuando como pesquisador junto ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho (GEPET-CNPq)

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Publicado

2025-08-22

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Seção

ARTIGOS

Como Citar

PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA: O CASO DOS TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO (TAE). Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 34, 2025. DOI: 10.35699/2238-037X.2025.51809. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/51809. Acesso em: 24 dez. 2025.