EDUCAÇÃO E TRABALHO
TERRITÓRIOS EM DISPUTA
DOI :
https://doi.org/10.35699/2238-037X.2025.52643Mots-clés :
Greve, Educação Profissional e Tecnológica, Institutos FederaisRésumé
Em março de 2024, técnicos administrativos da educação das instituições de ensino federais iniciaram o movimento grevista em busca de melhores condições de trabalho. Passadas algumas semanas os docentes dessas instituições uniram-se ao movimento, reforçando ainda mais a luta dessas classes de trabalhadores. As pautas do movimento não se resumiam à busca de melhores salários e melhores condições de trabalho, mas também visavam melhorias para a educação como um todo, que já vinha sendo precarizada pelo menos nos últimos sete anos. Trabalhadores da educação respondiam em uníssono mais uma disputa contra os interesses do capital. Neste contexto, o presente texto propõe uma análise crítica da atual conjuntura a partir da filosofia de Marx e Engels e problematizar as contradições existentes no cenário educacional no Brasil, principalmente no que diz respeito aos Institutos Federais. Para isso, o trabalho se baseou na análise de contexto, acompanhando em tempo real os desdobramentos do movimento, e elaborando a análise crítica, trazendo para a discussão as referências de Nadezhda Krupskaya, da pedagogia soviética, de Antonio Gramsci e da sua proposta da Escola Unitária, como bases conceituais da lei de criação dos Institutos. Como resultados, foi possível observar que mesmo que os Institutos busquem oferecer uma educação emancipatória, sofreu e sofre inúmeras disputas para conseguir efetivar seus objetivos, como o atual movimento grevista de 2024.
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