LIDERANÇA EM DIGITALIZAÇÃO

UMA ABORDAGEM ORIENTADA PARA A PRÁTICA NA EXPANSÃO DO ACESSO E DA APLICAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Jussara Reis-Andersson Mid Sweden University

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2024.54086

Palavras-chave:

Digitalização. Educação Básica. Liderança.

Resumo

Esta tese tem como objetivo identificar, descrever e analisar práticas na iniciativa conjunta entre gestores escolares e líderes escolares para expandir o acesso e a aplicação das tecnologias digitais na Educação Básica. Ultiliza-se uma abordagem orientada para a prática para analisar essas práticas de liderança voltadas à expansão das tecnologias digitais. Essa abordagem facilita uma compreensão mais profunda das ocorrências reais nos municípios em relação à expansão das tecnologias digitais em suas escolas. A tese emprega a Teoria da Arquitetura da Prática como uma ferramenta analítica para investigar a atuação dos líderes que trabalham para expandir as tecnologias digitais na Educação Básica. A pesquisa foi realizada em três municípios suecos. Os métodos de coleta de dados incluem análise de documentos, observações participantes, entrevistas e questionários. A tese é composta por quatro artigos, cada um contribuindo com diferentes focos e perspectivas valiosas sobre a digitalização na Educação Básica. Os dois primeiros artigos enfocam as perspectivas dos gestores escolares e dos líderes escolares. O terceiro artigo enfatiza a expansão das tecnologias digitais. O último artigo explora as percepções dos gestores escolares e dos líderes escolares em relação à expansão das tecnologias na Educação Básica. Os gestores escolares enfatizaram a importância de que as escolas obtenham acesso a tecnologies digitais que não sejam apenas utilizáveis, mas também adequadas para os fins a que se destinam. Ao mesmo tempo, os líderes escolares explicaram que a aplicação incorreta das tecnologias digitais na Educação Básica pode gerar efeitos negativos. Por exemplo, interfaces de software que não são fáceis de usar podem aumentar a carga de trabalho dos usuários e reduzir a motivação dos professores para usar as tecnologias digitais no ensino devido à falta de suporte e competência digital. Os líderes escolares destacaram que a colaboração com os gestores escolares e o departamento de tecnologias foi bem-sucedida nos últimos anos. No entanto, apontaram que o número reduzido de funcionários nos níveis estratégico e operacional criou desafios para manter um diálogo produtivo com os gestores das escolas e, consequentemente, impactou a digitalização nas escolas. Os gestores escolares também destacaram que a liderança para expansão das tecnologias digitais na Educação Básica deve incluir um entendimento completo do que a digitalização implica, o que é vital para a expansão digital e o aprimoramento da qualidade do ensino. Além disso, eles apontaram que os líderes das escolas precisam priorizar seu tempo e que o treinamento em liderança para a digitalização pode ser um bom meio de melhorar a qualidade do ensino na Educação Básica. Os resultados têm implicações para os líderes da Educação Básica que se esforçam para expandir as tecnologias digitais em suas escolas.

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Publicado

2024-12-29

Edição

Seção

RESUMOS

Como Citar

LIDERANÇA EM DIGITALIZAÇÃO: UMA ABORDAGEM ORIENTADA PARA A PRÁTICA NA EXPANSÃO DO ACESSO E DA APLICAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 33, n. 3, p. 225–227, 2024. DOI: 10.35699/2238-037X.2024.54086. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/54086. Acesso em: 16 jun. 2025.

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