HISTÓRIA, “DETERMINAÇÃO DO FATOR ECONÔMICO” E MÉTODO A PARTIR DE MARX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2024.55597

Palavras-chave:

História, Método, Marxismo

Resumo

O presente artigo busca apresentar o conceito de história e o debate sobre a “determinação do fator econômico” a partir de Marx e Engels, relacionando-os entre si e estabelecendo sua importância na construção de um método de pesquisa baseado na teoria social fundada pelos dois autores. Para tanto, expõe-se a compreensão de Ontologia do ser social, sobre as estruturas sociais das sociedades de classe e então defende-se que as categorias alienação, fetichismo da mercadoria e reificação têm destaque para a compreensão da relação entre a práxis humana e as estruturas sociais das sociedades divididas em classes sociais, sendo, assim, chave heurística indispensável para fugir de leituras estruturalistas ou simplificadoras do real. A metodologia adotada é a revisão de literatura com base em pesquisa sobre a temática.

Biografia do Autor

  • Leonardo Moreira dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

    Doutorando em História pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Graduado em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Assistente Social. Professor do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT

  • Liliane Capilé Charbel Novais, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

    Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Assistente Social. Professora do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.

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Publicado

2024-12-29

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

HISTÓRIA, “DETERMINAÇÃO DO FATOR ECONÔMICO” E MÉTODO A PARTIR DE MARX. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 33, n. 3, p. 70–88, 2024. DOI: 10.35699/2238-037X.2024.55597. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/55597. Acesso em: 14 jun. 2025.

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