JUVENTUDE E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NOS SERTÕES DE CRATEÚS
CONVERGÊNCIAS ENTRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS E AS ASPIRAÇÕES JUVENIS
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-037X.2025.55957Palavras-chave:
Educação Profissional, Políticas Públicas, JuventudeResumo
Este artigo tem como objetivo explorar as interseções entre as políticas públicas de Educação Profissional e as aspirações dos jovens dos Sertões de Crateús, no Ceará, especialmente no que se refere ao trabalho e à educação. A pesquisa, de natureza qualitativa, empregou como principais métodos: análise documental, revisão bibliográfica, realização de grupos focais com alunos de duas Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs), além de entrevistas com o coordenador estadual de Educação Profissional, vinculado à Secretaria da Educação do Estado do Ceará. Os achados indicam que, embora os estudantes reconheçam a qualidade da formação técnica fornecida, existe uma tensão entre o perfil de formação técnica ofertado pelas EEEPs e as expectativas mais amplas desses jovens quanto ao futuro profissional e educacional. A análise enfatiza a importância de intensificar a participação dos jovens no desenvolvimento e revisão das políticas educacionais, de modo a buscar uma convergência mais efetiva entre as diretrizes institucionais e as aspirações estudantis.
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