NEOLIBERALISMO E PRECARIZAÇÃO DOCENTE

VIOLÊNCIAS E RESISTÊNCIAS EM UM MUNDO DO TRABALHO EM TRANSFORMAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2025.56593

Palavras-chave:

Docência , Precarização, Mundos do Trabalho

Resumo

O artigo tem como objetivo investigar o processo de precarização do trabalho docente no Brasil, com foco no aprofundamento das políticas neoliberais na última década. A pesquisa é qualitativa e baseia-se na análise de 15 (quinze) trabalhos selecionados em repositórios digitais. As análises foram conduzidas a partir das categorias: políticas públicas, saúde docente, sindicalismo e resistências, trabalhadores temporários, e plataformização e uberização. Os resultados indicam um agravamento da precarização do trabalho docente, evidenciado pelas reformas curriculares, adoecimento profissional, desarticulação sindical e vínculos trabalhistas precários. Conclui-se que a compreensão desse fenômeno exige uma abordagem que considere suas múltiplas determinações históricas, destacando a necessidade de investigações adicionais sobre as repercussões na qualidade do ensino.

 

Biografia do Autor

  • Júlio César de Paula, Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Branco

    Possui graduação em historia pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2006). É professor e possui pós-graduação lato sensu em docência pelo IFMG. Atualmente é bolsista do CNPQ, integrante do projeto “Implementação do Novo Ensino Médio: análise do currículo em ação em escolas da rede estadual de educação de minas gerais", financiado pela FAPEMIG e mestrando pelo programa ProfEPT do IFMG.

  • José Fernandes da Silva, Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista

    Pós-Doutor em Educação Matemática pela PUC/SP com investigações voltadas à formação de professores. Doutor em Educação Matemática pela UNIAN/SP, na Linha de Pesquisa Formação de professores que ensinam Matemática - Realizou estágio doutoral na Facultad de Formación del Profesorado del Departamento de Didáctica de las Ciencias Experimentales y la Matemática da Universidad de Barcelona - UB - Espanha (2014/2015) - sendo bolsista CAPES/PDSE. Foi bolsista no Programa de Formação Doutoral Docente - Prodoutoral/ Capes. Possui graduação em Matemática pela - UNIMONTES (2002). Graduação em Pedagogia pela - UNICSUL (2017). Especialização em Ensino Superior pela - UCAM (2003). Mestrado em Educação pela - UNINCOR, (2011). Atualmente é Professor efetivo no Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista

Referências

ALEIXO, Alexsandra Saboia Duarte Arruda. O trabalho docente no contexto do neoliberalismo: uma caracterização teórico-documental com recorte a partir de 2017 no Brasil'.134 f. Mestrado em Educação Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA, Viçosa Biblioteca Depositária: Biblioteca Central Universidade Federal de Viçosa – Viçosa–MG, 2021.

ALVES, Cleudimar Rosa. Políticas públicas educacionais: a reestruturação produtiva do capital e o pacto pela educação em Catalão, Goiás. 2015. 161 f. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2015. http://repositorio.ufcat.edu.br/tede/handle/tede/7496.

ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018. 328p. ISBN: 978-85-7559-629-6

ANTUNES, Ricardo; SILVA, Jair Batista da. PARA ONDE FORAM OS SINDICATOS? Do sindicalismo de confronto ao sindicalismo negocial. Caderno CRH, v. 28, n. 75, p. 511–527, set. 2015.

BARBOSA, Gleyce Assis Da Silva A mobilidade espacial docente: uma análise da precarização do trabalho / Gleyce Assis Da Silva Barbosa; orientadora: Rejane Cristina de Araujo Rodrigues. – 2020. Departamento de Geografia, 2020. Dissertação.

BATISTA, Paulo Neto. O consenso de Washington: a visão neoliberal dos problemas latino-americanos. São Paulo: s.n. 1994.

BOMBARDA, Alex Ricardo. O impacto das reformas neoliberais no sindicalismo docente: a prática sindical da APEOESP no contexto dos governos Alckmin (2011-2018). Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília–SP, 2023.

CAVAZZANI, André Luiz Moscaleski at al. Precarização do trabalho docente: plataformas de ensino no contexto da fábrica difusa. Cadernos Metrópole, v. 26, n. 59, p. 209–228, jan. 2024.

DE PAULA, Júlio César; ALVES PEREIRA, Cláudio. As reformas educacionais e as perspectivas da Educação Profissional no Brasil do século XXI. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. e13890, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.13890. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13890 . Acesso em: 30 maio. 2023.

DE PAULA, Júlio Cesar; SILVA, José Fernandes da. A gênese da precarização docente: mudanças e permanências no processo de deterioração das condições de trabalho do professorado entre os golpes de 1964 e 2016. In: SILVA, José Fernandes da; OLIVEIRA, Evaldo Rosa de (orgs.). Educação e mundo do trabalho: diálogos omnilaterais. Belém: RFB, 2024. p. 59-74. ISBN 978-65-5889-809-2. DOI: 10.46898/rfb.cdaba747-b7ca-4f0b-acdb-b9315dd2f766.

DE PAULA, Júlio César. SILVA, José Fernandes da. Ensino Profissional e Tecnológico na era do reformismo: contradições legais e horizontes potenciais. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. e-rte331202446, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.68624. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/68624 . Acesso em: 24 jun. 2025.

FERRETTI, Celso João. A reforma do Ensino Médio e sua questionável concepção de qualidade da educação. Estudos Avançados, v. 32, n. 93, p. 25–42, maio 2018.

FINAMOR NETO, João Genaro. A Precarização do Trabalho Docente na Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Sul: Um Estudo Sobre a Situação Das Professoras Com Contrato De Trabalho Temporário Na Zona Norte De Porto Alegre. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação. Porto Alegre–RS, 2016.

FRIGOTTO, Gaudêncio. "A produtividade da escola improdutiva 30 anos depois: regressão social e hegemonia às avessas". Trabalho Necessário, Rio de Janeiro, 2015, v. 13, n. 20.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva: um (re) exame das relações entre educação e estrutura econômica, social e capitalista. São Paulo: Cortez, 1989.

FRIGOTTO, Gaudêncio (Coord.). O Ensino Médio no Brasil e sua (im)possibilidade histórica: determinações culturais, políticas, econômicas e legais. Gaudêncio Frigotto, organizador – Rio de Janeiro: UERJ; LPP; São Paulo: Expressão Popular, 2023.

GONÇALVES, B. de O.; SILVA, J. F. da . O SUJEITO EMPREENDEDOR DE SI NO NOVO ENSINO MÉDIO: uma análise a partir do currículo mineiro. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 17, n. 3, p. e71539, 2024. DOI: 10.15687/rec.v17i3.71539. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/71539. Acesso em: 23 maio. 2025.

HARVEY, David. Do fordismo à acumulação flexível. In.: HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. Tradução Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves. 18.ed. São Paulo: Loyola, 2009.

JUNGES JÚNIOR, Mario Luiz. Precarização do Trabalho E Adoecimento: A Realidade De Professores De Uma Rede De Educação Num Município ao norte do Rio Grande do Sul. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo–RS, 2020.

KUENZER, Acácia Zeneida. Educação profissional: categorias para uma nova pedagogia do trabalho. Boletim Técnico do Senac, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 18–29, 2017. Disponível em: https://www.bts.senac.br/bts/article/view/596. Acesso em: 12 out. 2024.

KUENZER, Acácia Zeneida. La precarización del trabajo docente en el régimen de acumulación flexible. Paradigma, p. 75–92, 25 set. 2022.

LATORRE, Diego Bernard Varella de Castro. O fenecer da educação capitalista: estudo das condições dos trabalhadores temporários da educação (ACTS) no ensino público de Florianópolis. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2013. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122569.

Magalhães, Jonas et al. (org.). Trabalho docente sob fogo cruzado. Entrevista com Gaudêncio Frigotto (p.70-83). 1ª ed., Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2021.

Marx, Karl, 1818-1883. Contribuição à crítica da economia política / Karl Marx; tradução e introdução de Florestan Fernandes. 2.ed.- São Paulo: Expressão Popular, 2008. 288 p.

MARX, Karl. O Capital: Crítica da economia política. Livro I: O processo de produção do capital. Trad. Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2013.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008.

MÉSZÁROS, István. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. Trad. de Paulo César Castanheira e Sérgio Lessa. São Paulo: Boitempo, 2002.

O GLOBO. Vencedoras da pandemia, “big techs” lucraram o equivalente a mais de R$ 1 trilhão em 2020. Disponível em: https://oglobo.globo.com/economia/vencedoras-da-pandemia-big-techs-lucraram-equivalente-mais-de-1-trilhao-em-2020-24867515.Acesso em: 9 nov. 2024.

OLIVEIRA, E. R.; SILVA, J. F. Currículo Referência de Minas Gerais e a Preparação para o Mundo do Trabalho. In: Maxwell Luiz da Ponte; Eliza Carminatti Wenceslau. (Org.). 1ºed.São José do Rio Preto: Reconecta - Soluções Educacionais, 2022, v. Único, p. 232-243. (Capítulo de livro publicado).

Reforma trabalhista reduziu renda, não gerou emprego e precarizou trabalho. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2018/11/11/reforma-trabalhista-reduziu-renda-nao-gerou-emprego-e-precarizou-trabalho

RODRIGUES, Flavia Maia Cerqueira. Transformações no mundo do trabalho e nas formas de sofrimentos: um novo sujeito social docente no Brasil? 2023. 197 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Rio de Janeiro–RJ, 2023.

SILVA, Dimarães. As políticas neoliberais e a precarização do trabalho docente em uma microrealidade de duas escolas mantidas pelo estado em Porto Velho–RO/ Dimarães Silva. - Porto Velho, Rondônia, 2014. 93f. (Mestrado em Educação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2014.

SILVEIRA, Elizeth Rezende Martins Da. Avaliação de desempenho individual e SIMAVE sob o neoliberalismo: controle e precarização do trabalho docente em Minas Gerais (2007-2020). 215 f. Doutorado em EDUCAÇÃO. Instituição de Ensino: Universidade Federal de Uberlândia, 2022.

SIMARDI NETO, Moacir. Neoliberalismo e educação: a precarização do trabalho docente e da educação pública no estado de São Paulo. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11463.

SOUZA, Dayane Lino de. Internacionalização do capital e políticas educacionais: precarização do trabalho dos professores de geografia na educação básica. 2023. 209 f. Tese (Doutorado em Educação). Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.

TEIXEIRA, Pedro Henrique de Melo. A uberização do trabalho docente: reconfiguração das condições e relações de trabalho mediados por plataformas digitais. 2022. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.

TORRES, Michelangelo Marques. A espada de Dâmocles: interfaces entre o sistema do capital, o processo de trabalho docente e a crise do movimento sindical na nova morfologia da educação técnica. Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Campinas–SP, 2017.

VIEIRA, Maura Jeisper Fernandes. A uberização do trabalho docente: novos dilemas para velhos problemas. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2022.

Downloads

Publicado

2025-10-14

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

NEOLIBERALISMO E PRECARIZAÇÃO DOCENTE: VIOLÊNCIAS E RESISTÊNCIAS EM UM MUNDO DO TRABALHO EM TRANSFORMAÇÃO. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 34, 2025. DOI: 10.35699/2238-037X.2025.56593. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/56593. Acesso em: 13 nov. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 417

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.