NEOLIBERALISMO E PRECARIZAÇÃO DOCENTE
VIOLÊNCIAS E RESISTÊNCIAS EM UM MUNDO DO TRABALHO EM TRANSFORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-037X.2025.56593Palavras-chave:
Docência , Precarização, Mundos do TrabalhoResumo
O artigo tem como objetivo investigar o processo de precarização do trabalho docente no Brasil, com foco no aprofundamento das políticas neoliberais na última década. A pesquisa é qualitativa e baseia-se na análise de 15 (quinze) trabalhos selecionados em repositórios digitais. As análises foram conduzidas a partir das categorias: políticas públicas, saúde docente, sindicalismo e resistências, trabalhadores temporários, e plataformização e uberização. Os resultados indicam um agravamento da precarização do trabalho docente, evidenciado pelas reformas curriculares, adoecimento profissional, desarticulação sindical e vínculos trabalhistas precários. Conclui-se que a compreensão desse fenômeno exige uma abordagem que considere suas múltiplas determinações históricas, destacando a necessidade de investigações adicionais sobre as repercussões na qualidade do ensino.
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