A POLÍTICA DE TELETRABALHO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO FEDERAIS DA REGIÃO SUL E SUDESTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2025.56945

Palavras-chave:

Teletrabalho, Educação Profissional e Tecnológica, Saúde do trabalhador

Resumo

A pandemia de COVID-19 impulsionou a ampla adoção do teletrabalho, especialmente no setor público federal brasileiro, com 70,73% das instituições federais adotando essa modalidade até dezembro de 2023. Este estudo realiza uma análise da evolução da regulamentação do teletrabalho na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, concentrando-se nas instituições das Regiões Sul e Sudeste, por meio de um comparativo das normativas. Utilizando uma abordagem descritiva e pesquisa documental, o estudo examina as regulamentações sobre o teletrabalho nas quinze Instituições, traçando a trajetória histórica que culminou no Programa de Gestão e Desempenho. Além disso, explora a estrutura dos normativos institucionais em relação aos elementos delineados pelo Decreto nº 11.072/2022, além de realizar comparações em áreas-chave das resoluções. Os resultados indicam a necessidade de as regulações considerarem o teletrabalho não apenas como uma ferramenta de produtividade, mas também como uma oportunidade para melhorar a qualidade de vida dos servidores. Para isso, é essencial incluir disposições que promovam a saúde, o bem-estar e a capacitação dos servidores para essa modalidade, que naturalmente envolve o isolamento e a redução do convívio social.

Biografia do Autor

  • André Socoloski, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

    Mestrando no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) do IFPR – Campus Curitiba. Especialista em Tecnologias Educacionais pelo Instituto Federal do Paraná (2016). Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá (2009). Atualmente é Analista de Tecnologia da Informação do Instituto Federal do Paraná (IFPR)

  • Adriano Willian da Silva Viana Pereira, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

    Doutor em Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre em Física pela UFPR, graduado em Licenciatura e Bacharelado em Física pela UFPR. Atualmente é professor titular e Reitor do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e docente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) do IFPR - Campus Curitiba

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2025-10-15

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Como Citar

A POLÍTICA DE TELETRABALHO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO FEDERAIS DA REGIÃO SUL E SUDESTE. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 34, 2025. DOI: 10.35699/2238-037X.2025.56945. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/56945. Acesso em: 13 nov. 2025.

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