A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE EDUCAÇÃO NA OBRA DE KARL MARX
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-037X.2025.58585Palavras-chave:
Karl Marx, Educação, Balanço de Produções AcadêmicasResumo
Este artigo analisa a produção acadêmica sobre as concepções educacionais na obra de Karl Marx, buscando compreender como suas ideias têm sido interpretadas e discutidas no contexto brasileiro. Para isso, foi realizado um Balanço de Produções Acadêmicas, utilizando a metodologia proposta por Evangelista e Shiroma (2019b). A partir de uma busca na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), foram selecionadas 23 produções, publicadas entre os anos de 1990 e 2022, que estudaram a educação na obra de Marx. Primeiro foi realizada uma análise quantitativa, abordando data, instituição, região do país e principais referências bibliográficas das produções selecionadas. Posteriormente, uma análise qualitativa a partir de dois eixos: metodologia e abordagem dos principais temas do pensamento marxiano sobre a educação. Para a análise qualitativa das produções selecionadas, utilizamos como referencial teórico os trabalhos de Manacorda (2007c), Nogueira (1993) e Lombardi (2011b) sobre a educação em Marx. As conclusões indicam que a maioria das produções não analisa diretamente os textos fundamentais de Marx sobre a educação, utilizando principalmente o pensamento marxiano como método para abordar a questão educacional. Além disso, poucas produções abordam com profundidade os temas centrais do pensamento marxiano sobre educação. O artigo conclui que é essencial o estudo dos textos em que Marx se refere diretamente ao tema para compreender as posições do autor sobre a educação.
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