MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO: IMPACTOS NA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES / Changes in the labor world: impacts on the teachers formation policy

Autores

  • Alda Maria Duarte Araújo Castro UFRN

Resumo

Analisa modificações provocadas pela reestruturação produtiva na organização das empresas, no perfil dos profissionais e no novo modelo de formação. Discute, ainda, como essas modificações influenciaram as atuais políticas para a formação de professores. Toma, como referência, o Parecer 009/2001, e a Resolução 01/2002, do Conselho Nacional de Educação, que estabelecem as diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica em nível superior. O estudo conclui que se reproduz na área educacional o mesmo modelo de formação utilizada na lógica de mercado que prioriza a “formação de competências” como eixo principal, em detrimento de uma sólida formação do profissional da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-05-19

Como Citar

CASTRO, A. M. D. A. MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO: IMPACTOS NA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES / Changes in the labor world: impacts on the teachers formation policy. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 17, n. 1, p. 77–92, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8569. Acesso em: 26 fev. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS