ENTRE A GESTÃO BUROCRÁTICA E O NOVO GERENCIALISMO: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL / Between the bureaucratic management and neo-managerialism: the teaching activity organization in the Professional Education

Autores

  • Paulo Eduardo Grischke Universidade Federal de Pelotas
  • Álvaro Moreira Hypolito

Palavras-chave:

Governamentalidade, Gerencialismo, Burocracia, Trabalho docente, Identidade

Resumo

Este trabalho objetiva debater sobre o uso das tecnologias gerenciais no âmbito escolar, como forma de governo da identidade e do trabalho docente. Tem como base um estudo de caso, foram entrevistados dezesseis professores dos cursos técnicos e tecnológicos da Unidade de Ensino de Pelotas do CEFET-RS. A referida pesquisa teve como foco, a investigação do impacto das reestruturações produtivas e educacionais sobre o trabalho e a identidade docente na citada Instituição.

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Publicado

2010-10-06

Como Citar

GRISCHKE, P. E.; HYPOLITO, Álvaro M. ENTRE A GESTÃO BUROCRÁTICA E O NOVO GERENCIALISMO: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL / Between the bureaucratic management and neo-managerialism: the teaching activity organization in the Professional Education. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 18, n. 2, p. 107–120, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8639. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

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ARTIGOS

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