O CONTROLE DO PROCESSO E A INTERFACE CLIENTES- FORNECEDORES: ELEMENTOS PARA COMPRENDER A SOBRECARGA DE TRABALHO / The control of the process customer-supplier interface: understanding the work overload

Autores

  • Hilka Guida FIOCRUZ
  • Josue Teixeira Petrobras
  • Francisco Duarte COPPE/UFRJ

Palavras-chave:

Saúde do Trabalhador, Ergonomia, Indústria do processo.

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar o trabalho dos programadores da distribuição do gás. O trabalho integra tele-atendimento, o controle e a gestão de processo informatizado. Os registros das comunicações e as auto-confrontações evidenciaram a complexidade derivada da negociação com os clientes, fornecedores e demais atores envolvidos no processo. Viu-se que fatores exteriores ao posto de trabalho, em especial o desequilíbrio entre a oferta e a demanda de gás explica o retrabalho, os conflitos e a extensão da jornada de trabalho dos programadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-08-02

Como Citar

GUIDA, H.; TEIXEIRA, J.; DUARTE, F. O CONTROLE DO PROCESSO E A INTERFACE CLIENTES- FORNECEDORES: ELEMENTOS PARA COMPRENDER A SOBRECARGA DE TRABALHO / The control of the process customer-supplier interface: understanding the work overload. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 20, n. 1, p. 23–32, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8660. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.