EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: ESTRATÉGIA NA PROFILAXIA DE DSTS ENTRE AS TRABALHADORAS DO SEXO DE UMA ZONA DE MERETRÍCIO / Permanent education in health: strategy of prophylaxis of DSTs enters the workers of the sex of a prostitution zone

Autores

  • Joana Paula de Souza UNESC
  • Mágada Tessmann UNESC
  • Luciane Bisaginin Ceretta UNESC
  • José Otávio Feltrim UNESC
  • Sônia Correa UNESC
  • Andréia Bialeski UNESC

Palavras-chave:

Trabalhadoras do Sexo, Educação Permanente em Saúde, Direito à Saúde.

Resumo

Este estudo objetivou analisar se e como ocorre a profilaxia de DSTs entre as trabalhadoras do sexo de uma zona de meretrício de um município da Região Sul do Estado de Santa Catarina; quais seus conhecimentos em relação às DSTs e como é a atuação da Estratégia em Saúde da Família – ESF, do bairro em que a zona se localiza. Apresentamos a Educação Permanente em Saúde como estratégia de aprendizagem para as trabalhadoras e a possibilidade de acesso a orientações e melhoria da qualidade de vida. O estudo optou pelo método qualitativo, descritivo e exploratório e, como procedimento para a coleta de dados, a entrevista semiestruturada, anotações em caderneta de campo e observação. A pesquisa foi realizada com nove trabalhadoras do sexo; duas gerentes de casas e um enfermeiro. O estudo revela que há grande déficit no conhecimento das trabalhadoras do sexo quanto à profilaxia das DSTs, ocorre de forma velada o uso de drogas lícitas oferecidas pelos usuários dos serviços e a profilaxia de fato ocorre de forma parcial, expondo assim estas trabalhadoras a riscos desnecessários. A ESF atua com estas profissionais apenas oferecendo métodos de barreira e realização de exame preventivo de câncer ginecológico, de mama e exames diagnósticos de outras doenças, no caso, sexualmente transmissíveis. Percebemos que a Educação Permanente em Saúde oferecida pela equipe da ESF, responsável pela área onde se localiza a zona de meretrício, permanece no âmbito do discurso e pouco desenvolvida na prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana Paula de Souza, UNESC

Assistente de Enfermagem.

Mágada Tessmann, UNESC

Docente e Coordenadora Adjunta do Curso de Enfermagem da Unesc.

Luciane Bisaginin Ceretta, UNESC

Docente e Coordenadora do Curso de Enfermagem da Unesc

José Otávio Feltrim, UNESC

Docente do Curso de enfermagem da Unesc

Sônia Correa, UNESC

Docente do Curso de Enfermagem da Unesc

Andréia Bialeski, UNESC

Docente do Curso de Enfermagem da Unesc

Downloads

Publicado

2010-12-30

Como Citar

SOUZA, J. P. de; TESSMANN, M.; CERETTA, L. B.; FELTRIM, J. O.; CORREA, S.; BIALESKI, A. EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: ESTRATÉGIA NA PROFILAXIA DE DSTS ENTRE AS TRABALHADORAS DO SEXO DE UMA ZONA DE MERETRÍCIO / Permanent education in health: strategy of prophylaxis of DSTs enters the workers of the sex of a prostitution zone. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 19, n. 1, p. 9–23, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8661. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.