TRABALHADORES NAS SALAS DA ESCOLARIZAÇÃO: O ENSINO DE HISTÓRIA COMO ENREDO POSSÍVEL PARA A DISCUSSÃO DA IDENTIFICAÇÃO DE CLASSE / Workers in the halls of schooling: the teaching of history as possible scenario for the discussion of class identification

Autores

  • Sheille Soares Freitas Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Carlos Meneses Sousa Santos Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

trabalhadores, escolarização, conhecimento histórico e relações classistas

Resumo

Este artigo discute a relação entre professores de história e sujeitos que frequentam a escola pública, considerando o espaço da sala de aula como um território de diálogo com as expectativas e valores de trabalhadores. Com essa investigação, destacamos a potência e contradições das relações sociais, assim como o debate sobre o conhecimento histórico.

Biografia do Autor

  • Sheille Soares Freitas, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Doutora em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia;

    Professora Adjunta do Curso de História da UNIOESTE, Campus de Marechal Candido Rondon;

    Pesquisadora do Grupo de Pesquisa História Social da Cidade e do Trabalho (UNIOESTE), como também do Núcleo de Pesquisa e Estudo em História, Cidade e Trabalho(UFU).

  • Carlos Meneses Sousa Santos, Universidade Federal de Uberlândia

    Doutorando em História, pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia;

    Pesquisador vinculado ao Núcleo de Pesquisa e Estudo em História, Cidade e Trabalho (UFU)

Downloads

Publicado

2011-04-21

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

TRABALHADORES NAS SALAS DA ESCOLARIZAÇÃO: O ENSINO DE HISTÓRIA COMO ENREDO POSSÍVEL PARA A DISCUSSÃO DA IDENTIFICAÇÃO DE CLASSE / Workers in the halls of schooling: the teaching of history as possible scenario for the discussion of class identification. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 19, n. 2, p. 93–105, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8670. Acesso em: 19 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

11-20 de 69

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.