TRABALHADORES NAS SALAS DA ESCOLARIZAÇÃO: O ENSINO DE HISTÓRIA COMO ENREDO POSSÍVEL PARA A DISCUSSÃO DA IDENTIFICAÇÃO DE CLASSE / Workers in the halls of schooling: the teaching of history as possible scenario for the discussion of class identification

Autores

  • Sheille Soares Freitas Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Carlos Meneses Sousa Santos Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

trabalhadores, escolarização, conhecimento histórico e relações classistas

Resumo

Este artigo discute a relação entre professores de história e sujeitos que frequentam a escola pública, considerando o espaço da sala de aula como um território de diálogo com as expectativas e valores de trabalhadores. Com essa investigação, destacamos a potência e contradições das relações sociais, assim como o debate sobre o conhecimento histórico.

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Biografia do Autor

Sheille Soares Freitas, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia;

Professora Adjunta do Curso de História da UNIOESTE, Campus de Marechal Candido Rondon;

Pesquisadora do Grupo de Pesquisa História Social da Cidade e do Trabalho (UNIOESTE), como também do Núcleo de Pesquisa e Estudo em História, Cidade e Trabalho(UFU).

Carlos Meneses Sousa Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Doutorando em História, pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia;

Pesquisador vinculado ao Núcleo de Pesquisa e Estudo em História, Cidade e Trabalho (UFU)

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Publicado

2011-04-21

Como Citar

FREITAS, S. S.; SANTOS, C. M. S. TRABALHADORES NAS SALAS DA ESCOLARIZAÇÃO: O ENSINO DE HISTÓRIA COMO ENREDO POSSÍVEL PARA A DISCUSSÃO DA IDENTIFICAÇÃO DE CLASSE / Workers in the halls of schooling: the teaching of history as possible scenario for the discussion of class identification. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 19, n. 2, p. 93–105, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8670. Acesso em: 5 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS