TRABALHO E INOVAÇÃO: OFICINA DE GERAÇÃO DE RENDA / Work and innovation: workshop for income generation

Autores

  • Margarete Panerai Araujo Universidade Feevale
  • Anellize Schmidt Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo
  • Grazieli Ferreira Camargo Universidade Feevale

Palavras-chave:

Inovação, Oficina de Geração de Renda, Trabalho.

Resumo

Este estudo apresenta uma contextualização do trabalho e aborda as experiências de inovação, junto a um empreendimento de economia solidária denominado de Oficina de Geração de Renda (OGR), que atende a trabalhadores usuários do Departamento de Saúde Mental e dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo. Considerando as oscilações acirradas no mercado econômico, o desafio é mostrar como as redes de cooperação de incubadoras promovem o resgate social. Metodologicamente a pesquisa desenvolveu-se com uma análise qualitativa, sendo que os delineamentos descritivos são resultados de ferramentas estratégicas e transformadoras que representam soluções para a inclusão social. Assim, pode-se afirmar que a busca do real sentido do trabalho e da inclusão, junto aos pacientes com transtornos mentais, reconstrói e reformula fronteiras revelando novos saberes aos trabalhadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Margarete Panerai Araujo, Universidade Feevale

Pós-doutorado em Comunicação, Região e Cidadania junto as Cátedras de Gestão de Cidades e UNESCO na Universidade Metodista de São Paulo; Doutora em Comunicação Social pela PUCRS; Mestre em Serviço Social; Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais. Atua como professora-pesquisadora na Pró-reitora de Pesquisa e Inovação (PROPI) e extensionista junto a Pró-reitora de Assuntos Comunitários (PROACOM)  na Universidade Feevale em Novo Hamburgo

Anellize Schmidt, Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo

Terapeuta Ocupacional, coordenadora da Oficina de Geração de Renda - OGR – Serviço do Departamento de Saúde Mental da  Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo.

Grazieli Ferreira Camargo, Universidade Feevale

Acadêmica bolsista de Iniciação Científica junto a Pró-reitora de Pesquisa e Inovação (PROPI) na Universidade Feevale em Novo Hamburgo.

Downloads

Publicado

2011-10-15

Como Citar

ARAUJO, M. P.; SCHMIDT, A.; CAMARGO, G. F. TRABALHO E INOVAÇÃO: OFICINA DE GERAÇÃO DE RENDA / Work and innovation: workshop for income generation. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 20, n. 1, p. 103–113, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8677. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS