O TRABALHO DE TELEATENDIMENTO E AS EXPRESSÕES SUBJETIVAS DE SUAS CONTRADIÇÕES NA SAÚDE DOS TRABALHADORES / The work in call centers and the subjective expressions of its contradictions on workers health
Palavras-chave:
Teleatendimento, Subjetividade, Saúde mental, taylorismoResumo
Este artigo busca descrever e analisar a posição subjetiva dos trabalhadores de teleatendimento frente às exigências impostas pelo atual modelo de gestão. Está baseado em uma investigação que incluiu análise documental e análise de conteúdo de entrevistas semi-dirigidas e de e-mails de trabalhadores enviados ao sindicato da categoria. Buscamos evidenciar como a gestão atual tributária de um modelo taylorista/industrialista apresenta contradições em seus mecanismos de controle e supervisão e em suas formas de mobilização/modulação do engajamento subjetivo dos teleatendentes aos ideais da empresa de competitividade. Essas contradições, quando não encontram espaços de expressão exteriores ao sujeito, podem ser vivenciadas como um conflito interno, abrindo, assim, o caminho para o sofrimento psíquico e o adoecimento.