FORMAÇÃO SINDICAL: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS COMISIONES OBRERAS (CCOO) DA ESPANHA E A CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES (CUT) DO BRASIL / Union formation: a comparative study between the spanish Comisiones Obreras (ccoo) and the brazilian Central...

Autores

  • Paulo Sergio Tumolo UFSC

Palavras-chave:

Formação sindical, CCOO, CUT.

Resumo

O objetivo do texto é o de analisar a política de formação sindical das Comisiones Obreras (CCOO) da Espanha e apresentar elementos comparativos com a política nacional de formação sindical da Central Única dos Trabalhadores (CUT) do Brasil. A discussão apresentada sobre as CCOO e sua política de formação sindical é resultado de uma investigação feita na Espanha entre os anos de 2008 e 2009 durante a realização do estágio pós-doutoral do autor. A exposição dos resultados do estudo começa com a apresentação das CCOO, sua evolução histórica e as mudanças que ocorreram em sua estratégia política. Num segundo momento, descreve e analisa a formação sindical das CCOO, suas principais características e mudanças que aconteceram e, a partir daí, estabelece uma relação entre o caminho traçado pela formação sindical com o itinerário político da Confederação sindical. Por fim, faz um paralelo entre o caso espanhol estudado e um caso brasileiro, a formação sindical da Central Única dos Trabalhadores (CUT)

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Sergio Tumolo, UFSC

Doutor em Educação e professor do Centro de Ciências da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (ufsc).

Downloads

Publicado

2011-08-03

Como Citar

TUMOLO, P. S. FORMAÇÃO SINDICAL: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS COMISIONES OBRERAS (CCOO) DA ESPANHA E A CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES (CUT) DO BRASIL / Union formation: a comparative study between the spanish Comisiones Obreras (ccoo) and the brazilian Central... Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 20, n. 1, p. 59–72, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8687. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS