A LEITURA E A ESCRITA NO TRABALHO DE EMPREGADAS DOMÉSTICAS / The reading and the writing in the maids' job

Autores

  • Patrícia Cappuccio de Resende

Palavras-chave:

Empregadas domésticas, Cultura escrita, Trabalho.

Resumo

Este artigo aborda as práticas de leitura e de escrita que estão presentes no fazer profissional de empregadas domésticas em lares letrados. Trata-se de parte dos resultados da dissertação de mestrado intitulada "Modos de participação de empregadas domésticas nas culturas do escrito" e que procurou compreender as relações que se estabelecem entre empregadas domésticas e a cultura escrita existente no ambiente de trabalho. O estudo fundamenta-se nas pesquisas desenvolvidas a respeito dos modos de participação nas práticas culturais relacionadas à escrita e nos estudos sobre o emprego doméstico. Foram estudados quatro casos de empregadas domésticas com reduzido capital escolar, com histórias de vida marcadas pelo difícil acesso a materiais escritos, e que trabalham para empregadores efetivamente inseridos na cultura escrita considerada legítima. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com as empregadas e seus patrões e de observações realizadas nas residências de ambos. Constatou-se que a prática profissional das empregadas investigadas é permeada por situações nas quais lhe são demandas leitura e escrita. Para exercerem suas funções, essas mulheres realizam escritas/leituras domésticas que colaboram em sua aproximação do mundo da escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Cappuccio de Resende

Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG, Professora do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais/Campus Barbacena.

Downloads

Publicado

2011-04-27

Como Citar

RESENDE, P. C. de. A LEITURA E A ESCRITA NO TRABALHO DE EMPREGADAS DOMÉSTICAS / The reading and the writing in the maids’ job. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 19, n. 3, p. 129–143, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8694. Acesso em: 25 abr. 2024.