TRABALHO E EDUCAÇÃO, E CURRÍCULO: INTERPELAÇÕES MÚTUAS / Work an education, and curriculum: mutual apprehended

Autores

  • Maria Aparecida da Silva CEFET-MG

Palavras-chave:

Trabalho e Educação, Currículo, Saberes tácitos.

Resumo

A partir da constatação de um hiato entre pesquisas sobre Trabalho e Educação e sobre Currículo, este artigo questiona a possibilidade do estabelecimento de conexões entre os saberes oriundos das experiências do trabalho e o conteúdo do currículo oficial (conhecimento prescrito), partindo de necessárias conexões anteriores entre pesquisadores e grupos de pesquisadores da área Trabalho e Educação e da área do Currículo. Embasa as reflexões a partir da existência de uma instância sistematizadora dos saberes dos trabalhadores, de modo a incorporá-los no processo de trabalho e de gestão, dentro da empresa nos moldes do toyotismo e discute os desafios da possibilidade dessa integração na esfera educacional. Supõe-se que tais iniciativas aumentem as possibilidades de interpelações mútuas entre o campo Trabalho e Educação e o de Currículo, em direção à construção de contra hegemonias, de questionamento das perspectivas de se pensar o currículo e o conhecimento como transcendências, de reafirmação da necessidade do debate epistemológico ampliado entre grupos de pesquisadores de áreas diferentes com interesses afins, de modo que as relações entre saberes tácitos e currículo prescrito ultrapassem as questões metodológicas e de sala de aula. O texto ressalta, por fim, a importância da arena política na produção do currículo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida da Silva, CEFET-MG

 Doutora em Educação pela UNICAMP, professora aposentada da Faculdade de Educação da UFMG. Atualmente é professora do Mestrado em Educação Tecnológica do CEFET-MG, do Programa Especial de Formação de Docentes para a Educação Profissional e Tecnológica e Coordenadora do Projeto de Pesquisa Formação e Produção Científica e Tecnológica em Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos - Projeto 008/PROEJA/CAPES/SETEC - desenvolvido de forma interinstitucional entre CEFET-MG, FaE/UFMG, IFNMG/Campus Januária, UFV e FAE/UEMG.

Downloads

Publicado

2011-04-27

Como Citar

SILVA, M. A. da. TRABALHO E EDUCAÇÃO, E CURRÍCULO: INTERPELAÇÕES MÚTUAS / Work an education, and curriculum: mutual apprehended. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 19, n. 3, p. 147–152, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8695. Acesso em: 14 jul. 2024.