TENDÊNCIAS E IMPLICAÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE UNIVERSITÁRIA | Implications and trends in continuing education for university teachers’ professional identity

Autores

  • Maria da Conceição Carrilho de Aguiar Universidade Federal de Pernambuco / Docente

Palavras-chave:

Docência universitária, Formação continuada, Identidade profissional docente, University teaching, Continuing education, Professional teaching identity

Resumo

This study analyses the reconfiguration process of continuing education in higher education emphasizing that university teaching encompasses different subjects that are in confrontation and process of achieving knowledge. This is a research with a qualitative nature that had the discourse of professors as fundamental data, which wascollected through semistructured interview and surveys taken by university teachers from FPCE-UP-PT. The resultsshow that the teacher’s professional identity is built upon the professional knowledge and ethical order attributions. It receives influence from the social and political context and the professional membership group culture. It confirms that the identity within continuing education configures how teaching should be as it permeates the teacher’s professional life from his professional choice to his development through the most varied teaching and learning environments.

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Este trabalho analisa o processo de reconfiguração da formação continuada na educação superior enfatizando que a docência universitária engloba sujeitos diferentes, que estão no confronto e na conquista do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que teve como corpus fundamental discursos dos professores captados por meio de entrevista semiestruturada e de questionários aplicados a docentes universitários da FPCE-UP-PT. Os resultados revelaram que a identidade profissional do professor se constrói sobre os saberes profissionais e sobre as atribuições de ordem ética; recebe influências do contexto sociopolítico, da cultura do grupo de pertença profissional. Ratifica-se que, no âmbito da formação continuada, a identidade profissional configura a forma de ser e de fazer a docência, perpassa a vida profissional do professor, desde a escolha da profissão até o seu desenvolvimento nos mais variados espaços de construção docente.

 

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Biografia do Autor

Maria da Conceição Carrilho de Aguiar, Universidade Federal de Pernambuco / Docente

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (1980), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (1997), doutorado em Ciências da Educação pela Universidade do Porto / Portugal (2004), Pós-doutorado em Ciências da Educação pela Universidade do Porto / Portugal. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Pernambuco. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação compondo o Núcleo de Pesquisa em Formação de Professores e Prática Pedagógica e na Graduação do Curso de Pedagogia e das Licenciaturas Diversas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Escolar, Coord. Pedagogica, Planeamento Educacional, Organização da Educação Escolar Brasileira, Pesquisa e Prática Pedagógica atuando principalmente nos seguintes temas: formação de Professores, identidade e profissionalização docente, Docência no Ensino Superior e com a Teoria das Representações Sociais.

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Publicado

2016-06-26

Como Citar

AGUIAR, M. da C. C. de. TENDÊNCIAS E IMPLICAÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE UNIVERSITÁRIA | Implications and trends in continuing education for university teachers’ professional identity. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 25, n. 1, p. 35–47, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8722. Acesso em: 5 nov. 2024.