AS CAUSAS DA EVASÃO DE ALUNOS DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS / Evasion causes of students of a Young and Adult Education program

Autores

  • Paulo César Geglio Universidade Federal da Paraíba
  • Ana Cristina Rosa Universidade Federal da Paraíba
  • Vandeir Gouveia Dias

Palavras-chave:

ProJovem Urbano, evasão escolar, qualificação profissional

Resumo

O presente artigo apresenta uma discussão a respeito das causas de evasão de alunos do ProJovem Urbano, com base em dados de pesquisa realizada no munícipio de Areia(PB). Os dados foram coletados com 80 alunos e 11 professores que atuaram no programa no período de 2008 a 2010. A evasão de alunos durante a execução dessa versão do ProJovem Urbano no município foi de 50% e as causas apontadas são variadas. A alegação vai desde a dificuldade em entender os conteúdos de algumas disciplinas, até a impossibilidade de cumprir o percentual de frequência de 75% às aulas, passando também pela queixa de ausência de professores, demora em receber o material pedagógico e cansaço de alunos trabalhadores para ir à escola. Apesar das reclamações feitas por professores e alunos, na tentativa de justificar a evasão, é positiva a visão que eles possuem sobre o programa, no sentido de oferecer oportunidades de escolarização e qualificação profissional para jovens e adultos que abandonaram a escolarização básica. A causa mais pertinente que consideramos sobre a evasão dos alunos é a impossibilidade deles em conciliar os estudos no ProJovem Urbanos com as atividades da vida pessoal, sobretudo aqueles e aquelas que são chefes de família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo César Geglio, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Filosofia e Pedagogia, com mestrado e doutorado em Educação pela PUC/SP. Prof. Adjunto no Dpto. de Ciências Fundamentais e Sociais do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba. Pesquisa a formação docente, com foco nas práticas de formação continuada em serviço.

Ana Cristina Rosa, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Pedagogia, com mestrado e doutorado em Educação. Profª Adjunta no Dpto. de Ciências Fundamentais e Sociais do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba. Atua com práticas de educação inclusiva e LIBRAS.

Vandeir Gouveia Dias

É professor da disciplina de Biologia em escolas públicas na cidade de Areia (PB)

Downloads

Publicado

2012-04-10

Como Citar

GEGLIO, P. C.; ROSA, A. C.; DIAS, V. G. AS CAUSAS DA EVASÃO DE ALUNOS DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS / Evasion causes of students of a Young and Adult Education program. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 21, n. 1, p. 53–64, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8725. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS