O CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO ATUAL NA ÁFRICA OU O PARADOXO DE UM CONCEITO SUBDESENVOLVIDO / The concept of current development in Africa or the paradox of a concept underdeveloped

Autores

  • Fatima Doumbia Universidade de Abidjan-Cocody

Palavras-chave:

PPTE, Desenvolvimento, Ergologia

Resumo

O desenvolvimento. É preciso que cada país tenha que ser desenvolvido! Será uma moda que nunca passa? Uma religião praticada por todos? Um conceito com várias asserções? De tanto clamar pelo desenvolvimento acaba-se por esquecer o seu conteúdo. Todas as sociedades querem ser desenvolvidas. Mas perante os fracassos das diferentes políticas de desenvolvimento, interrogamo-nos sobre as suas causas. Os planos mudam, mas o estado de subdesenvolvimento permanece. No entanto, constatamos que se, por um lado, os planos mudam, por outro, o conceito de desenvolvimento permanece ainda inadaptado para compreender uma situação que diz respeito, não a um fator humano, mas ao homem. É esta crítica conceitual que nos incitará a adotar a proposta ergológica, a única que questiona o desenvolvimento na sua teoria, bem como na sua pertinência. Se o desenvolvimento deve e pode deixar de ser um mito, em quais condições se pode alcançá-lo?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fatima Doumbia, Universidade de Abidjan-Cocody

Professora de Filosofia da Universidade de Abidja-Cocody/Costa do Marfim

Downloads

Como Citar

DOUMBIA, F. O CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO ATUAL NA ÁFRICA OU O PARADOXO DE UM CONCEITO SUBDESENVOLVIDO / The concept of current development in Africa or the paradox of a concept underdeveloped. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 20, n. 2, p. 117–129, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8743. Acesso em: 27 nov. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS