O PERFIL DE MORBIDADE DOS TRABALHADORES DE UMA METALÚRGICA PARAIBANA / Profile of the morbidity of workers of a metallurgical from Paraiba state, in Brazil

Autores

  • Eucleia Maria Terto da Cunha FAC CG
  • Yldry Souza Ramos Queiros Pessoa UFCG

Palavras-chave:

Índice de morbidade, Saúde do trabalhador, Metalúrgica.

Resumo

Estudo sobre o perfil de morbidade dos trabalhadores de uma metalúrgica paraibana, cujo objetivo foi identificar, através de uma pesquisa em arquivo do Serviço Social da Indústria, o perfil de morbidade dos trabalhadores do ramo metalúrgico. Optou-se então por uma pesquisa quantitativa, documental e bibliográfica com desenho exploratório-descritivo com amostra aleatória simples. Com uma amostra de 300 prontuários,apesquisa foi realizada na Unidade Operacional João Rique Ferreira, na cidade de Campina Grande/PB. O estudo mostrou que a maioria dos sujeitos pesquisados é parda, casada, de baixa escolaridade, com altos índices de morbidade e que não dispõe de tempo para cuidar da saúde. Algumas doenças encontradas já haviam sido desenvolvidas por antecedentes familiares, mas foram agravadas pelo trabalho, ocasionando um absenteísmo considerável. Conclui-se, portanto, que o perfil de morbidade desses trabalhadores guarda fortes relações com o trabalho desenvolvido, e com a pressão que os mesmos sofrem por ritmos de produção acelerada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-02-21

Como Citar

CUNHA, E. M. T. da; PESSOA, Y. S. R. Q. O PERFIL DE MORBIDADE DOS TRABALHADORES DE UMA METALÚRGICA PARAIBANA / Profile of the morbidity of workers of a metallurgical from Paraiba state, in Brazil. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 21, n. 3, p. 61–77, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8749. Acesso em: 9 fev. 2023.