A INVISIBILIDADE DO TRABALHO REAL E A OPACIDADE DAS RELAÇÕES SAÚDE-TRABALHO / The invisibility of the real work and the opacity of the work-health relationships

Autores

  • Dominique Lhuilier CNAM/Paris

Palavras-chave:

Saúde, Risco, Clínica do trabalho

Resumo

A análise das condições da visibilidade social e da saúde no trabalho levou a contabilizar, em diferentes campos disciplinares, as "máscaras" que perturbam a percepção das relações entre saúde e trabalho. Mas, além de sua revisão, estudaremos aqui como a invisibilidade crescente do trabalho real alimenta a negação das origens e processos árduos no trabalho e dos riscos do trabalho. Às clássicas dificuldades de acesso ao conhecimento da atividade se acrescentam hoje novas condições de construção dessa invisibilidade do trabalho. Nesse contexto, aparecem ao mesmo tempo grande quantidade das preocupações relativas à saúde psíquica no trabalho e de novos profissionais, peritos em saúde-trabalho, encarregados da prevenção e da reparação. A análise proposta interrogará sobre sua contribuição ao desconhecimento do trabalho e das condições de uma reancoragem da relação saúde-trabalho na análise compartilhada das atividades reais e de sua transformação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dominique Lhuilier, CNAM/Paris

Professora-pesquisadora em Psicologia do Trabalho do Conservatoire National des Arts et Métiers - CNAM/Paris. E-mail: dominique.lhuilier@cnam.fr Professora-pesquisadora em Psicologia do Trabalho do Conservatoire National des Arts et Métiers - CNAM/Paris. utorando em Educação no PPGE/FaE/UFMG, Professor do CEFET-MG.

Downloads

Como Citar

LHUILIER, D. A INVISIBILIDADE DO TRABALHO REAL E A OPACIDADE DAS RELAÇÕES SAÚDE-TRABALHO / The invisibility of the real work and the opacity of the work-health relationships. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 21, n. 1, p. 13–38, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8832. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS