O MODELO CURRICULAR POR COMPETÊNCIA E OS DESAFIOS À PRÁTICA DOCENTE / Pratical pedagogical of the professor in education the technician professional for ablities – resistence or challenges?

Autores

  • Guacira Ribeiro de Abreu
  • Wânia Regina Coutinho Gonzales

Palavras-chave:

Prática pedagógica, Educação Profissional, Ensino por Competências

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a prática pedagógica dos professores do ensino técnico, no modelo por competências. O estudo foi realizado no curso Técnico em Eletromecânica do Senai de Volta Redonda e se fundamentou na ressignificação da noção de competência, através da matriz crítico-emancipatória, de acordo com os estudos de Deluiz (2001), Ramos (2001) e Kuenzer (2003), e nas abordagens da prática reflexiva do professor segundo Perrenoud (1999), Pimenta (2000) e Tardif (2003), sob a visão de que o saber é uma construção social. A mudança do papel do professor diante desse modelo provocou comportamentos de resistências, inseguranças e desafios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-05-08

Como Citar

ABREU, G. R. de; GONZALES, W. R. C. O MODELO CURRICULAR POR COMPETÊNCIA E OS DESAFIOS À PRÁTICA DOCENTE / Pratical pedagogical of the professor in education the technician professional for ablities – resistence or challenges?. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 14, n. 1, p. 61–73, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8842. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.