A VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E A BUSCA DA UNIDADE: O QUE DIZEM OS ATORES / The appreciation of professional education and the search of unit: what the actors say

Autores

  • Jailton Souza Lira UFAL

Palavras-chave:

Funcionários de escola, Plano de Cargos e Carreira, Valorização profissional

Resumo

Este artigo discute a relação sindical entre professores e funcionários de escola na rede estadual de ensino do Estado de Alagoas nos momentos de enfrentamento e mobilização em defesa das reposições salariais e da promulgação de um Plano de Cargos e Carreiras para os profissionais da educação. A estrutura do artigo está organizada a partir das reflexões dos trabalhadores da educação suscitadas através de entrevistas semiestruturadas realizadas em janeiro de 2012 e distribuídas ao longo do texto. Além das análises sobre a relação docente e não docente, procurou-se examinar a correlação de forças entre governos e educadores, expectativas em relação às ações sindicais e a importância da valorização profissional para os funcionários de escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jailton Souza Lira, UFAL

Doutorando em Educação pela UFPB, Mestre em Educação Brasileira e Graduado em História pela UFAL, Presidente do Conselho de Alimentação Escolar de Maceió/AL.

Downloads

Publicado

2013-05-11

Como Citar

LIRA, J. S. A VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E A BUSCA DA UNIDADE: O QUE DIZEM OS ATORES / The appreciation of professional education and the search of unit: what the actors say. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 22, n. 1, p. 107–116, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8906. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.