A VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E A BUSCA DA UNIDADE: O QUE DIZEM OS ATORES / The appreciation of professional education and the search of unit: what the actors say
Palavras-chave:
Funcionários de escola, Plano de Cargos e Carreira, Valorização profissionalResumo
Este artigo discute a relação sindical entre professores e funcionários de escola na rede estadual de ensino do Estado de Alagoas nos momentos de enfrentamento e mobilização em defesa das reposições salariais e da promulgação de um Plano de Cargos e Carreiras para os profissionais da educação. A estrutura do artigo está organizada a partir das reflexões dos trabalhadores da educação suscitadas através de entrevistas semiestruturadas realizadas em janeiro de 2012 e distribuídas ao longo do texto. Além das análises sobre a relação docente e não docente, procurou-se examinar a correlação de forças entre governos e educadores, expectativas em relação às ações sindicais e a importância da valorização profissional para os funcionários de escola.Downloads
Publicado
2013-05-11
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Como Citar
A VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E A BUSCA DA UNIDADE: O QUE DIZEM OS ATORES / The appreciation of professional education and the search of unit: what the actors say. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 22, n. 1, p. 107–116, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8906. Acesso em: 19 dez. 2024.