TRABALHO E EDUCAÇÃO: ENTRE AS AMBIGUIDADES DA TEORIA DO CAPITAL HUMANO E OS REAIS INTERESSES DOS TRABALHADORES SOBRE A ESCOLA / Work and education: between the theory of human capital ambiguities and the real interest of workers about the school

Autores

  • Roney Gusmão Carmo Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Ana Elizabeth Santos Alves Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Palavras-chave:

Teoria do capital humano, Trabalho, Educação

Resumo

A análise dos significados adquiridos pela educação na sociedade contemporânea solicita debruçar sobre os próprios trâmites históricos sinalizados pela conjuntura socioeconômica em vigor na sociedade. A teoria do capital humano, por exemplo, e todas as suas reedições ainda presentes nas relações entre trabalho e educação aportam nos sentidos da escolarização, inferindo valores e norteando, de forma altamente ambígua, a prática educacional. Nesse sentido, o presente artigo pretende interpretar a forma como a teoria do capital humano inferiu significados na relação escola e trabalho, salientando os seus resultados para a educação escolar. Cabe salientar que a teoria do capital humano, embora inicialmente mencionada na década de 1950, contém reformulações ainda presentes na atualidade, resultando em frequentes desregulações entre os interesses reais daqueles que buscam a escola e os elementos que parecem nortear a prática pedagógica a partir da lógica capitalista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roney Gusmão Carmo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduado em Geografia, Mestre em Memória: Linguagem e Sociedade e doutorando em mesma área pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, Vitória da Conquista. Leciona Filosofia no ensino médio da Rede Estadual de Educação e no ensino superior pela Faculdade de Tecnologia e Ciência.

Ana Elizabeth Santos Alves, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2002). Pós-doutora em Educação pela Unicamp. Docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Membro do Museu Pedagógico da UESB.

Downloads

Publicado

2013-02-21

Como Citar

CARMO, R. G.; ALVES, A. E. S. TRABALHO E EDUCAÇÃO: ENTRE AS AMBIGUIDADES DA TEORIA DO CAPITAL HUMANO E OS REAIS INTERESSES DOS TRABALHADORES SOBRE A ESCOLA / Work and education: between the theory of human capital ambiguities and the real interest of workers about the school. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 22, n. 1, p. 129–141, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8912. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.