A “FELIZ ALIANÇA” ENTRE EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E MOBILIDADE SOCIAL: ELEMENTOS PARA UMA CRÍTICA À NOVA ROUPAGEM DO CAPITAL HUMANO

Autores

  • Domingos Leite Lima Filho

Palavras-chave:

Teoria do capital humano, reformas educacionais, educação profissional

Resumo

O artigo analisa o processo de atualização conceituaI da teoria do capital humano presente em documentos de organismos internacionais a partir dos anos de 1990 com o objetivo de orientar as reformas educacionais em países de baixa e média renda, especialmente na América Latina. Constata-se que a centralidade do discurso acerca do valor econômico da educação está articulada à lógica de reprodução e acumulação do capital e ao papel reservado aos citados países na divisão internacional do trabalho que caracteriza a economia política da globalização.

                                                

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-10-26

Como Citar

LIMA FILHO, D. L. A “FELIZ ALIANÇA” ENTRE EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E MOBILIDADE SOCIAL: ELEMENTOS PARA UMA CRÍTICA À NOVA ROUPAGEM DO CAPITAL HUMANO. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 12, n. 2, p. 61–80, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8961. Acesso em: 8 dez. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS