DA QUALIFICAÇÃO FORMAL ÀS QUALIFICAÇÕES TÁCITAS: APRENDENDO A SER OPERADOR DE PROCESSO EM UMA INDÚSTRIA DE REFINO DE PETRÓLEO

Autores

  • Vera Fartes FAE/UFMG

Palavras-chave:

Trabalho e Educação, Qualificação e Competências

Resumo

O estudo de que trata o presente artigo tem seu foco na análise dos processos de aquisição da qualificação de trabalhadores num segmento da indústria - o complexo petróleo-petroquímica. Para isso, a pesquisa procura identificar os loci de aquisição da qualificação dos operadores de três unidades de processamento de petróleo, distintas entre si por suas idades tecnológicas e importância no processo produtivo do setor da Refinaria a que pertencem. Os resultados da pesquisa indicam que, embora as influências societais e os conhecimentos adquiridos no processo de escolarização geral e profissional sejam importantes fatores na aquisição da qualificação, o local de trabalho sobressai como instância principal na qualificação dos operadores de processo, independentemente da unidade investigada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-11-06

Como Citar

FARTES, V. DA QUALIFICAÇÃO FORMAL ÀS QUALIFICAÇÕES TÁCITAS: APRENDENDO A SER OPERADOR DE PROCESSO EM UMA INDÚSTRIA DE REFINO DE PETRÓLEO. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 9, p. 149–172, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9038. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.