TRAJETÓRIA HISTÓRICA DAS POLÍTICAS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO NO BRASIL / Historical trajectory of curriculum policies of Professional Technical Education of High School in Brazil

Autores

  • Valéria Matos Leitão Medeiros IFPB
  • Jocileide Bidô Carvalho Leite IFPB
  • Maria Zuleide da Costa Pereira UFPB

Palavras-chave:

Políticas de Educação Profissional, Currículo, Ensino Médio

Resumo

O objetivo do estudo foi realizar algumas aproximações históricas sobre a Política Curricular para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, a partir de meados da década de 1990. A metodologia utilizada foi de análise dessas políticas, verificando os pontos de articulação com os diálogos, reflexões, argumentações e aportes teóricos de alguns estudiosos. Percebemos a partir das apreciações que: as contribuições de Laclau e Mouffe (2004) oferecem aportes significativos para analisar as relações sociais contemporâneas; Homi Bhabha (1998) evidencia as questões relacionadas ao entendimento da cultura; Saviani (2011) e Freitas (2011) discutem o neotecnicismo, associado ao desenvolvimento sociocultural e econômico; Cunha (2000) reflete sobre os principais órgãos multilaterais; Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005) retratam a passagem em direção ao projeto de Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Entendemos que os sentidos que circulam nos discursos das políticas de currículo para Educação Profissional Técnica de Nível Médio apresentam diferentes raízes, que visam a finalidades educacionais ambivalentes e contraditórias. Assim, uma das grandes questões reside na dificuldade de articulação discursiva do pluralismo de valores envolvidos na Educação Profissional Técnica de Nível Médio, que é incapaz de dominar todos os sentidos a ela atribuídos, ao buscar relacionar universalismos e particularismos, por meio da constituição antagônica das diversas identidades envolvidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria Matos Leitão Medeiros, IFPB

Doutoranda em Educação do PPGE/UFPB, Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares. Docente do IFPB/Campus Patos.

Jocileide Bidô Carvalho Leite, IFPB

Mestranda em Educação do PPGE/UFPB, Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares. Pedagoga do IFPB/Campus João Pessoa.

Maria Zuleide da Costa Pereira, UFPB

Pós-Doutorado pela UERJ, Doutorado em Educação pela UNIMEP. Professora do PPGE/UFPB, Grupo de Pesquisas em Políticas Curriculares (GEPPC).

Downloads

Publicado

2013-05-11

Como Citar

MEDEIROS, V. M. L.; LEITE, J. B. C.; PEREIRA, M. Z. da C. TRAJETÓRIA HISTÓRICA DAS POLÍTICAS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO NO BRASIL / Historical trajectory of curriculum policies of Professional Technical Education of High School in Brazil. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 22, n. 2, p. 137–153, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9049. Acesso em: 26 out. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS